Foto: Divulgação

Os bispos do Regional Norte 3 se reunirão nos dias 04 e 05 de setembro, para o lançamento e a preparação das sete dioceses para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos da região Pan-amazônica, convocada por Papa Francisco, no dia 15 de outubro de 2017. O encontro acontece na residência episcopal do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019 e terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, e está sendo preparado por um Conselho Pré-Sinodal integrado por 18 membros (lista abaixo).

Estarão presentes todos os pastores que estão à frente das 7 dioceses que integram o Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:  Dom Phillip Dickmans, bispo da diocese de Miracema e presidente deste Regional, Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo de Porto Nacional e vice-presidente do Regional, Dom Wellington Queiroz Vieira, bispo prelado da Prelazia de Cristalândia e secretário do Regional, Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis e Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo prelado da Prelazia de São Félix e Dom Dominique Marie Jean de You, bispo de Conceição do Araguaia.

Dentre outros assuntos em pauta, os bispos se encontram nesta Capital para acolher e integrar no Regional Norte 3 mais duas novas Igrejas: a Prelazia de São Félix do Araguaia e a Diocese de Conceição do Araguaia.

Após a reunião do dia 04, será realizada uma celebração eucarística às 18h30, na Catedral do Divino espírito Santo (Praça dos Girassóis), para o lançamento oficial do processo de preparação sinodal junto ao povo de Deus das 7 dioceses e também a acolhida das duas dioceses.

Conselho Pré Sinodal

1. Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo (Brasil), presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM).
  2. Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço Integral do Desenvolvimento Humano.
  3. Cardeal Carlos Agiar Retes, Arcebispo do México (México).
  4. Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, S.I., Arcebispo de Huancayo (Peru), vice-presidente da Rede eclesial Pan-amazônica.
  5. Dom Paul Richard Gallagher, Arcebispo titular de Hodelm, Secretário das Relações com os Estados.
  6. Dom Edmundo Ponciano Valenzuela Mellid, S.D.B., Arcebispo de Assunção (Paraguai).
  7. Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho, Rondônia (Brasil).
  8. Dom Óscar Vicente Ojea, Bispo de San Isidro, Presidente da Conferência Episcopal Argentina.
  9. Dom Neri José Tondello, Bispo de Juína, Mato Grosso (Brasil).
  10. Dom Karel Martinus Choennie, Bispo de Paramaribo (Suriname).
  11. Dom Erwin Kräutler, C.PP.S., Prelado emérito do Xingu, Pará (Brasil).
  12. Dom José Ángel Divassón Cilveti, S.D.B., Vigário Apostólico Emérito de Puerto Ayacucho (Venezuela), Bispo titular de Bamaccora.
  13. Dom Rafael Cob García, Vigário Apostólico de Puyo, Bispo titular de Cerbali (Equador).
  14. Dom Eugenio Coter, Vigário Apostólico de Pando, Bispo Titular de Tibiuca (Bolívia).
  15. Dom Joaquín Humberto Pinzón Güiza, I.M.C., Vigário Apostólico de Puerto Leguízamo-Solano, Bispo titular de Ottocio (Colômbia).
  16. Dom David Martínez de Aguirre Guinea, O.P., Vigário Apostólico de Puerto Maldonado, Bispo titular de Izirzada (Peru).
  17. Irmã Maria Irene Lopez dos Santos, Delegada da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Religiosos e Religiosos (CLAR).
  18. Sr. Mauricio López, Secretário Executivo da REPAM (Equador).