Neste sábado, 3, aconteceu a Formação para os membros dos Conselhos Administrativos e Econômicos das Paróquias da Arquidiocese de Palmas, sendo realizado para as 16 Paróquias da Região Episcopal São Pedro. O encontro ocorreu na Paróquia Santa Filomena, Plano Diretor Sul. 
 
O evento teve início com oração e momentos de espiritualidade conduzidos pelo arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães que destacou a importância e a obrigatoriedade da existência dos Conselhos Econômicos. A programação contou com palestras sobre a Visão Canônica do Conselho Econômico, planejamento orçamentário e momentos de oficia e prática com orientações para que os Párocos e os membros dos Conselhos Administrativos e Econômicos realizem o planejamento orçamentário da Paróquia, para ser inserido no Sistema de Gestão Canônico Pastoral.

O Conselho Administrativo e Econômico é obrigatório em uma Paróquia, e está previsto no Código de  Direito Canônico. O Conselho Econômico Arquidiocesano definiu que a Arquidiocese trabalhe com planejamento orçamentário. 

A primeira formação foi realizada dia 27 de outubro, para as Paróquias da Região Episcopal São João, no centro Salesiano, em Taquaralto. Para as Paróquias da Região Episcopal São Paulo, a data ainda será definida, devido a agenda dos Párocos. 

Além disso, as Paróquias participarão de outra formação sobre a parte técnica do sistema canônico, ainda neste ano.