Por Matheus Andrade

 

O encontro de presidenciáveis promovido Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece na noite desta quinta-feira, a partir das 21h30, no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida. O projeto, organizado e gerado pela TV Aparecida, deve reunir sete candidatos ao cargo de Presidente da República.

Confirmaram sua presença no debate televisivo Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A assessoria de Cabo Daciolo (Patriota) informou sua ausência, por incompatibilidade de agenda. O candidato Jair Bolsonaro (PSL), por questões médicas, está impossibilitado de comparecer.

O convite seguiu as normativas da Resolução 23.551 do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê a obrigatoriedade de convite àqueles que possuem a representação de cinco parlamentares no Congresso Nacional.

A Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV e Portal A12.com) terá seu sinal retransmitido por outras emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet. É a segunda vez que a TV Aparecida, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. A primeira ocorreu no pleito eleitoral de 2014.

Imprensa credenciada - Os profissionais que realizaram seu cadastro até o último dia 15, data limite para tal, devem retirar as credenciais exclusivamente na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, no dia 20 de setembro, das 8h às 18h. O Local está localizado no anexo Leste da Basílica, próximo aos Bondinhos Aéreos. Não será possível obter a identificação após o horário limite de entrega.

Duas áreas no Centro de Eventos serão destinadas exclusivamente aos profissionais de comunicação credenciados para o Debate. A primeira é um Espaço para Imprensa, de onde os jornalistas poderão acompanhar, por meio de aparelhos de televisão, a transmissão ao vivo do Debate. A segunda é um recuo de imprensa, que será liberado nos horários previstos para chegada (das 19h30 às 21h00) e saída (das 0h30 às 1h30) dos candidatos ao local do Debate. Neste espaço os presidenciáveis poderão, ou não, atender a entrevistas, conforme seus próprios critérios.

As duas áreas são próximas entre si e localizadas estrategicamente em local por onde todos os candidatos obrigatoriamente passarão. A área de realização e transmissão do Debate não será aberta aos profissionais credenciados, conforme acordo realizado com os Partidos Políticos.

Transmissão - O Debate de Aparecida será retransmitido pela Rede Vida, TV Nazaré, TV Evangelizar, TV Século 21, TV Horizonte e TV Milícia da Imaculada . Além disso, haverá transmissão pelo Portal A12.com, pela Rede Aparecida de Rádio e pela Rede Católica de Rádio.

Portais interessados em replicar o sinal da TV Aparecida na internet podem incorporar as imagens da emissora em seu canal no YouTube, em www.youtube.com/tvaparecida.

O sinal limpo gerado no Debate de Aparecida também está disponível para retransmissão. Ele pode ser sintonizado nos seguintes parâmetros: 

SATÉLITE: Star One C2 
- FREQUÊNCIA: 3983 MHz
- POLARIZAÇÃO: vertical
- TAXA DE SÍMBOLOS: 4573 KSymbol/s
- DVB-S2 8PSK
- FEC 3/4
- PMT - 4317
- PID VIDEO - 308
- PID ÁUDIO - 256
- PCR - 308