Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A iniciativa do Papa São João Paulo II, em março de 1995, de instituir um Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, coincidindo com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, tem merecido uma adesão crescente na vida da Igreja. Na altura pretendia-se ajudar os sacerdotes a «conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor». Passadas mais de duas décadas, este propósito perece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas.
A celebração anual deste dia tem contribuído para uma maior consciência da importância desta intenção e tem ajudado a reforçar a oração pelos sacerdotes. Uma oração em que o povo cristão pode expressar a sua gratidão pela entrega da vida dos sacerdotes ao seu serviço e pode também perceber melhor as dificuldades e fragilidades que, tantas vezes, eles experimentam.
Em nome da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios convido os cristãos a terem, neste dia, um tempo de oração pessoal ou comunitária pelos sacerdotes. Tendo presente o exemplo do Papa Francisco que repetidamente pede que rezem por ele, apelo a que os fiéis rezem mais pelos seus pastores. Além da súplica incluída no cânone da eucaristia, neste dia especial cada cristão e comunidade é convidado a rezar mais intensamente pelos sacerdotes. Num dia solene em que contemplamos o Sagrado Coração de Jesus, peçamos que Ele derrame a sua misericórdia sobre todos os sacerdotes para que sejam mais santos e dignos da sua vocação sagrada.
Este dia de Oração sirva para que cresça na Igreja o compromisso de rezar pela santificação do clero. Rezar foi algo que Jesus nos ensinou e recomendou; rezar é algo que corresponde à nossa responsabilidade e encargo. Continuemos a suplicar ao Senhor para que abençoe e proteja aqueles que chamou, ungiu e enviou em seu nome. A santificação dos sacerdotes servirá de sinal e estímulo à santificação de todos os crentes.

Oração pelos Sacerdotes

Nós te pedimos, Senhor Jesus, pelos nossos sacerdotes, para que sejam fiéis ao dom da vocação e ministério que receberam e vivam apaixonados por Ti e pelo Povo de Deus que lhes confiaste!
Senhor Jesus, faz com que os sacerdotes sejam santos, humildes e pobres de coração, castos e obedientes à vontade do Pai! Que sejam «bons pastores» e «bons samaritanos», testemunhos vivos do amor do Teu Coração!
Senhor Jesus, que os nossos sacerdotes conduzam o Povo de Deus com sabedoria e misericórdia, vivam apaixonados pela Palavra e pela Eucaristia, tenham gosto em celebrar os sacramentos, sejam contemplativos e homens de profunda oração, que não lhes falte o amor e dedicação aos pobres, aos doentes, aos marginalizados, aos que sofrem e às famílias em provação.
Faz, Senhor Jesus, com que os nossos sacerdotes saibam partilhar com os jovens a alegria da sua vida sacerdotal. Ampara os sacerdotes mais idosos e os mais doentes, os que se sentem mais tentados ou desanimados. Protege-os nas suas dificuldades, fortalece-os nas suas fragilidades.
Sê, Senhor Jesus, amparo e refúgio dos sacerdotes, para que, animados pelo sopro do Espírito, tenham o coração aquecido o e enobrecido pelo fogo do Teu amor.