Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, apresenta sede do Regional Norte 3 aos seminaristas das Dioceses do Tocantins

Na manhã de sábado, 24, o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, recebeu um grupo de futuros padres do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo. Os seminaristas vieram visitar a sede do Regional Norte 3, que está sendo construída em Palmas, na 108 Norte. O encontro teve por objetivo mostrar a importância de um Regional que é a comunhão das igrejas.

Durante a visita, Dom Pedro, que também é presidente do Regional Norte 3, mostrou todas as dependências da estrutura frisando os desafios enfrentados na construção da obra, muito significativa para os trabalhos missionários e unidade das dioceses que compõem o Norte 3.

“Nós trouxemos os seminaristas aqui para mostrar a relevância dessa sede que é o coração do Regional Norte 3, que compreende as cinco dioceses do Tocantins, como também a Diocese de Conceição do Araguaia (PA) e a Prelazia de São Félix (MT). A Regional ainda está em processo de construção, e o objetivo foi aproximá-los do Regional e o Regional aproximar-se deles. É um gesto de bondade, de confiança e de querer bem”, disse Dom Pedro.

Somos todos irmãos

Ainda em suas palavras dirigidas aos seminaristas Dom Pedro lembrou a Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, na qual o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

“Todos nós somos irmãos, se somos irmãos porque não caminharmos juntos, rezarmos juntos, e trocarmos as experiências de vida. Vocês que serão futuros presbíteros, que irão conduzir essas igrejas diocesanas e paroquiais têm necessidades de darem as mãos. Não é hora abandonarmos a utopia de estarmos juntos, não é hora de abandonarmos a ideia de darmos as mãos. Estamos na mesma barca, vivendo os mesmos sofrimentos e alegrias. Gosto muito de dizer que o segredo da vida está no encantamento. Quem não se encanta não rende e não dá passos. As pessoas têm que se encantar. Naquilo que elas se encantam, elas investem e decidem suas vidas pelo encantamento”, frisou.

Gratidão

Thiago Mendonça, da paroquia Sagrado Coração de Jesus, de Araguaína, disse estar grato por viver este momento.

“Estou no primeiro ano de Teologia, e é sempre gratificante conhecer o centro do Regional, de onde emana todas as decisões para a missão, na presença do Arcebispo, como sucessor dos apóstolos. Para nós representa um momento de integração e conhecimento, como também de unidade da igreja hierárquica, nossa mãe e mestra. É muito bom estar aqui participando deste momento”, observou.

Islei de Sousa Gontijo, de Tocantinópolis, também comunga do mesmo sentimento de alegria. “Como futuros padres diocesanos carregamos em nossa identidade o sentido de pertencer a Regional. É por ela que iremos dar a vida. Por isso, é uma gratidão ver o trabalho dos nossos bispos, e saber que fazemos parte da nossa igreja. Estar aqui é um sentimento de alegria e ao mesmo tempo de gratidão”, pontuou.

Regional Norte 3

O Regional Norte 3 é formado pela Arquidiocese de Palmas, Diocese de Cristalândia, Diocese de Miracema Do Tocantins, Diocese de Porto Nacional, Diocese de Tocantinópolis, Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia (PA) e Prelazia de São Félix (MT).

Lúcia Brito/ Pascom Arquidiocesana Regional Norte 3