Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, comemora 34 anos de ordenação presbiteral

Dom Pedro Brito Guimarães comemora, no dia 26 de janeiro, 34 anos de ordenação presbiteral. Durante sua caminhada, o arcebispo desempenhou muitas funções que acarretaram grandes experiências como: coordenador de Pastoral, reitor do Seminário Menor da Diocese de Oeiras – Floriano, vice-reitor e professor no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus”, em Teresina – PI.

Há 10 anos, Dom Pedro foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Palmas. Na época, era membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O bispo ocupou ainda, no período de 2011 a 2015, o cargo de Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Atualmente exerce o cargo de presidente do Regional Norte 3 para o quadriênio 2019/2022.

Em 2019, participou do Sínodo da Amazônia, no Vaticano, onde compartilhou experiências abertas, livres e respeitosas e manteve contato direto com o Papa Francisco, bem como com bispos, pastores da Amazônia, missionários e missionárias, leigos e leigas e representantes dos povos indígenas da Amazônia. Para Dom Pedro, o Sínodo foi como uma faculdade.

O seu lema é: “Tenho Sede” o qual escolheu para si e o carrega como programa de vida.

Toda a Arquidiocese de Palmas se alegra em poder comemorar esta data, pois o sacerdote é um pastor de muitas ovelhas, que ouviu o chamado e disse sim. Agradecemos a Dom Pedro pela entrega e doação a todos os irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um intenso e fecundo sacramento.

Confira abaixo o áudio em que Dom Pedro fala sobre a comemoração e as vocações:

Áudio Dom Pedro