Arcebispo de Palmas participa de inauguração de Escritório Social voltado para atender pessoas egressas do sistema prisional

Na manhã de quarta-feira, 2, o arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, participou da inauguração do Escritório Social, responsável por atender pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para serem beneficiados com as políticas públicas existentes. A Pastoral Carcerária, através da Arquidiocese de Palmas, é parceira do programa Justiça Presente, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com os tribunais brasileiros e o Poder Executivo.

Em pronunciamento, o arcebispo relatou que a Pastoral Carcerária é pequena e muito sofrida, na qual padece certo preconceito, pois, as pessoas têm uma visão negativa quanto aos presidiários. “No Brasil no têm nem pena de morte e nem prisão perpétua. A Pastoral Carcerária tem fundamento bíblico (Mt 25,36). Jesus foi um prisioneiro. A Pastoral tem um papel importante na vida dessas pessoas. Pois bem, quem disse que as pessoas não podem ter uma segunda chance? Para isso, nos colocamos à disposição para aconselhar e orientar essas pessoas, para que possam ser inseridas na sociedade. A Arquidiocese irá contribuir para que esta Casa cumpra seu papel de inclusão social, com a caridade e a misericórdia”, afirmou Dom Pedro, ressaltando que esse é um tempo de grande apelo para o cuidado um com o outro.

O lançamento do Escritório Social no Tocantins aconteceu em 13 de fevereiro deste ano, durante solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Arquidiocese de Palmas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Governo do Estado do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), 4ª Vara Criminal e Conselho da Comunidade. Na ocasião, também foi lançada a Rede de Apoio aos Egressos (as) do sistema penitenciário (Raesp–TO).

A sede do Escritório está Localizada na Quadra 812 Sul, onde já funciona o Centro de Qualificação Profissional para Presos e Egresso, que tem como objetivo reunir, em um mesmo local, atendimentos e serviços em diversas áreas para oferecer suporte a apenados que estão em monitoramento e a egressos do sistema prisional. A solenidade foi restrita a público, sendo transmitida de forma virtual.