Arquidiocese de Palmas promove encontro com candidatos ao governo

A Arquidiocese de Palmas realizou na manhã desta segunda-feira, dia 13, um encontro com os canditados ao governo estadual, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), e ao senado, deputado federal Vicentinho Alves de Oliveira (PR). Segundo Padre Leonardo Bonze, um dos organizadores, “o evento procura oferecer aos católicos uma visão limpa e equilibrada das propostas dos candidatos ao governo”.

Dividida em quatro blocos, a conversa com os candidatos contemplou temas como habitação, saúde, educação, segurança pública e as relações entre Estado e Igreja. Sobre este ponto, o candidato Siqueira Campos afirmou querer “fazer um plano de governo com a Igreja à frente” e que “nenhuma pessoa que não seja temente a Deus exercerá cargos de direção” em seu governo.

Entre as propostas do candidato ao governo estadual, destacou-se a descentralização administrativa do governo em 18 regiões, com um hospital de referência em cada uma; a instalação de um metrô de superfície na capital Palmas; o aparelhamento da força policial; e a universalização das escolas de tempo integral.

O candidato ao senado, deputado federal Vicentinho Alves, afirmou ser um candidato “ficha limpa” e se posicionou contra a união civil de pessoas homossexuais e a discriminalização do aborto.

O encontro aconteceu no anfiteatro do Centro Educacional São Francisco de Assis, na quadra 106 Norte, em Palmas. Estiveram presentes cerca de 200 líderes católicos, entre sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos.

Dom Philip

Dom Philip Dickmans, bispo da diocese de Miracema e administrador apostólico da arquidiocese de Palmas, encerrou o encontro enfatizando que a Igreja quer ouvir cada candidato ao governo separadamente. “A Igreja pode oferecer muito ao governo, seja ele qual for, através de nossas obras sociais”, afirmou o bispo.

A comissão organizadora do evento, composta também por Padre Carlos Bertozo e Padre Sebastião Bezerra, ainda está confirmando a data para o próximo encontro, a ser realizado com o governador Carlos Henrique Amorim (PMDB).