Arquidiocese de Palmas realiza reunião ordinária com Conselho Econômico e Regiões Pastorais

Região Pastoral São João

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano Dom Pedro Brito Guimarães realizou reunião ordinária junto ao Conselho Econômico Arquidiocesano e os Párocos das Regiões Pastorais São João, São Pedro e São Paulo, para tratar sobre o planejamento orçamentário das Paróquias. O encontro aconteceu na Casa Episcopal.

A Igreja Católica é regida pelo Código de Direito Canônico e outras leis próprias, que conforme o Assessor Jurídico e membro do Conselho Econômico Arquidiocesano, Padre Carlos Rodrigo Euzebio Bertozo, preveem que Paróquias e Dioceses tenham um Conselho composto por Clérigos, não-Clérigos e leigos, que possam ajudar párocos e bispos na gestão econômica e do patrimônio de bens temporais da Igreja.

“Na Arquidiocese de Palmas, entre as funções do Conselho Econômico, está a função de organização orçamentária, com previsão e acompanhamento de prestação de contas dos Padres, como maneira de realizar uma gestão patrimonial transparente com os recursos que os fiéis ofertam a Deus. E cabe a Igreja, à administração e a gestão eficaz desses recursos”, explicou o Padre Carlos.

Região Pastoral São Paulo

Durante o encontro, os Párocos debateram sobre os desafios que as Igrejas enfrentam, formas de realizar um bom planejamento financeiro e a importância da seriedade em aplicar a verba paroquial.

Região Pastoral São Pedro