Hoje (29) e amanhã, a Arquidiocese de Palmas, representada pelo Pe. Reginaldo Albuquerque que é o responsável pelo Vicariato da Ação Pastoral, participa do “Encontro Nacional Preparando o Jubileu 2025”. O evento é organizado pela CNBB em âmbito nacional, por meio da Equipe de Animação do Jubileu, em Brasília, na Casa Dom Luciano, Auditório São João XXIII. Durante o evento, também foi lançado a Coletânea de Livros preparatórios para o Jubileu.
A iniciativa tem o objetivo de repassar para a Igreja do Brasil quanto à proposta do Jubileu, conforme a orientação do papa Francisco, e animar sua organização nas cidades de cada um. Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e também organizador e coordenador do Jubileu de 2025 participa como convidado especial.
Entre os temas para a reflexão durante o evento, foram assuntos como o “Panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB”; “Desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu nas Sagradas Escrituras” e o “Jubileu da Esperança em 2025: anseios do Papa Francisco”, entre outros.
O Jubileu é um evento especial da Igreja, celebrado a cada 25 anos, também conhecido como Ano Santo. Um ano de perdão, de reconciliação, conversão e indulgência. Os fiéis que visitarem as Basílicas designadas como “Portas Santas” durante o Jubileu, poderão receber a indulgência plenária após a vivência do Sacramento da Reconciliação, Comunhão e Oração , isto é, uma grande graça de redenção total da pena que seria vivida no purgatório concedida pela Igreja. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Coletânea de Livros preparatórios para o Jubileu
Fonte: CNBB