Arquidiocese de Palmas

Articulação do Regional Norte 3 da Caritas Brasileira realiza Seminário para beneficiários de projetos sociais da Cáritas no Tocantins

Como forma de avaliar as perspectivas dos beneficiários do projeto “No caminho das Águas”, da Cáritas do Regional Norte 3, a Arquidiocese de Palmas e diocese de Miracema do Tocantins,  realizou o Seminário de monitoramento das Ações do Organismo. O encontro aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Miracema, e contou com participantes de comunidades locais e de Palmas. 

O seminário foi realizado para pessoas que recebem os benefícios de projetos da Cáritas, com oficinas para os integrantes avaliarem os impactos positivos e negativos da ação, e levar a real necessidade de cada grupo, além de apresentar suas propostas e perspectivas futuras. 

O projeto “No caminho das Águas” atende apenas pessoas carentes, oferecendo melhores condições de vida, gerando renda pelo próprio trabalho, a exemplo, a implantação do Fundo Rotativo Solidário, que é uma forma de ajudar as pessoas a investirem em sua plantação e pequenos negócios, que funciona como um empréstimo. 
Outra ação implantada pelo é a Casa de Sementes, que tem a missão de conservar as sementes para serem distribuídas, como espécies em risco e até mesmo sementes nativas, que os próprios integrante cuidam e produzem, podendo fazer a troca de sementes com outras pessoas. 

Para o articulador da Cáritas no Regional Norte 3, Diácono Amilsom, o Seminário ajudou moradores das comunidades a conviver e compartilhar experiências com outros grupos de forma positiva. “O projeto conseguiu reunir e desenvolver ideias dos integrantes e compartilhar suas capacidades. Eles puderam realizar trabalho de forma coletiva”, explicou. 
O Diácono também relatou uma dificuldade que encontra na zona rural, a resistência das pessoas de encontrar com a vivência evangélica. Segundo ele, a presença da Igreja Católica é mais distante nas comunidades rurais.   
O organismo Caritas atende em Miracema, Tocantinópolis e Palmas, no qual o arcebispo metropolitano dom Pedro Brito Guimarães é o presidente na Arquidiocese de Palmas.

 

CÁRITAS BRASILEIRA

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica.  Com quase 60 anos de história, é uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, com ação por todo o país.
Fundada em 12 de novembro de 1956 por Dom Hélder Câmara (in Memória), a Cáritas atua na promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção  solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. 

Nos últimos 10 anos, auxiliou  mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação  de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X