Catedral de Palmas realiza 3ª Caravana do Bom Samaritano

Sábado é dia de exercer o amor, a caridade e a entrega na terceira edição da Caravana do Bom Samaritano, organizada pelas Pastorais da Catedral de Palmas. Das 13h30 às 18h, mais de 100 voluntários vão prestar diversos serviços médicos e assistenciais à população da região Norte de Palmas. O encontro será na Escola Estadual Luiz Gonzaga, na Quadra 503 Norte, defronte à Feira Coberta.

O objetivo da Caravana é mobilizar paroquianos para que atuem voluntariamente, atendendo pessoas necessitadas, de acordo com suas aptidões e dons profissionais. É doar o seu tempo, fazendo o que você sabe, para servir pessoas que precisam de cuidado e atenção, agindo de acordo com os ensinamentos cristãos de caridade, compaixão e amor ao próximo e a Deus. Na última edição, realizada em abril, na Região Sul da capital, mais de 700 atendimentos foram registrados.

No sábado, uma parceria foi firmada com os cursos de Direito, Veterinária e Agronomia da Faculdade Católica para prestação de serviços como atendimento jurídico, oficina sobre hortas comunitária e caseira, plantio e distribuição de mudas, posse responsável e cuidados com a saúde de animais domésticos, pintura facial e fantoches com a temática dos Direitos Humanos e palestras sobre reciclagem e reaproveitamento de lixo.

Haverá também atendimentos médicos gratuitos com clínicos gerais, pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, atendimento odontológico com palestras, triagem e atendimento em consultório e realização de exames (glicemia, aferição de pressão arterial e bioimpedância, que mostra a quantidade de massa magra, gordura e água do corpo).

A programação inclui ainda cortes de cabelo masculino e feminino, bazar de roupas e móveis e oficinas de artesanato com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado (Setas). Além da Setas e da Faculdade Católica, o Laboratório Sabin, a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Gonzaga e a Paróquia Bom Pastor integram a lista de parceiros da Caravana do Bom Samaritano.

“A Caravana é uma oportunidade que nossa comunidade tem para servir as pessoas mais necessitadas e viver a caridade e o amor de Deus. Muitas vezes confundimos caridade com doações materiais, mas caridade é muito mais que isso. É doar o seu tempo, doar a si mesmo”, explicou o pároco da Catedral de Palmas, Pe. Eduardo Zanom.

Histórico

O nome do evento vem da Parábola do Bom Samaritano, que conta a história de um homem caminhando em uma estrada entre Jerusalém e Jericó quando é assaltado e fica gravemente ferido. Neste momento, três pessoas passam pelo local: um sacerdote e um levita, tidos como religiosos e tementes à palavra de Deus, e um samaritano, povo considerado inferior e inimigo dos judeus, com cultura e religião distintas. A única pessoa que o ajudou foi o samaritano, que fez tudo o que podia para auxiliar, fornecendo seu cuidado, seu tempo e até dinheiro, enquanto os religiosos foram embora.

A lição que fica é que não adianta ser religioso e apegado a Deus e não praticar seus mandamentos e lições. Uma fé sem obras e ações é vazia. Assim, a parábola é usada para mostrar que o bem deve ser feito a todo momento, sem olhar a quem, nem esperar nada em troca. Ter status de religioso ou santo e não corresponder a isso, é viver uma vida de hipocrisia, ensinava Jesus.

Você gostaria de doar seu tempo e sua vocação profissional a alguém que precisa? Junte-se a nós. Seja luz na vida de uma pessoa. Procure a Pastoral Social da Catedral neste sábado, durante a Caravana, e seja voluntário.

III Caravana do Bom Samaritano

Data: 17 de setembro

Horário: 13h30 às 18h

Local: Escola Estadual Luiz Gonzaga (Em frente à Feira Coberta – 503 Norte)