Catequistas participam de formação no Método da Iniciação Cristã

Neste fim de semana, a Comissão da Arquidiocesana de Catequese está realizando a Formação para Catequistas no Método da iniciação cristã. Com tema “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos.”( 1 Jo 1,3), já reúne mais de 100 pessoas no Centro Pastoral Divino Mestre. A programação seguirá até domingo (3).

As formações são voltadas para os novos catequistas, sejam os que começaram agora, desejam começar ou são recentes, mas não participaram anteriormente dessa formação.
Todo conteúdo remete ao Método da Iniciação Cristã, isto é, formar para a vida cristã. Não apenas para um sacramento específico, mas para toda a vida que levará a decisão de procurar os sacramentos.

Segundo Elziram Assunção, membro Comissão e também formadora, o método remete às catequeses dos primeiros cristãos. “A iniciação à vida cristã é um processo de evangelização de toda a Igreja desde o início. É chamada “catecumenal” justamente por relembrar os primeiros cristãos: apresentar Jesus, ter experiência com Jesus, centralidade de vida em Jesus, na Palavra. É a formação que eles vivem nesses três dias que eles vão promover nos encontros de catequese de cada paróquia, por toda a vida.”, explicou.

Nilton Rodrigues Santos, membro da Comissão, explica que a temática envolve conteúdos sobre o que o Espírito Santo, o que é ser catequista, metodologia de ensino, fé, entre outros. “O objetivo é levar a conhecer Jesus, aderir à vida cristã. Os sacramentos são os próximos depois dessa adesão, desse desejo de se aprofundar na vida cristã”, contou.  Ao todo, 34 paróquias, dentre comunidade e áreas Missionárias, que enviaram missionários para esses três dias de formação.

Formações:

• OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
    • COMPREENDER O PERFIL IDEAL DE CATEQUISTA.
    • DIMENSÕES INDISPENSÁVEIS.
    • COMPREENDER O QUE É A CATEQUESE.
    • QUAL METODOLOGIA USADA ATUALMENTE.
    • COMPREENDER QUAL A MISSÃO.
    • FINALIDADE DO PROCESSO DE CATEQUESE.
    TEMA: AMOR DE DEUS – ISAIAS 43, 1-5A (TROCO REINOS POR TI)
    TEMA: PECADO E SALVAÇÃO – JESUS SALVADOR – EF 2, 1-10 (POR GRAÇA FOSTES SALVOS)
    ESPIRITO SANTO – COMUNIDADE – 1 COR 12, 4-27 (VOS SOIS O CORPO DE CRISTO)
    TEMA: O QUE É CATEQUESE PARA VOCÊ?
    TEMA: APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ.
    TEMA: CATEQUISTA – SER, SABER, SABER FAZER, SABER CONVIVER.
    TEMA: REZAR COM AS DIMENSÕES DO CATEQUISTA.
    TEMA: FUI CHAMADO(A) A… – COMPROMETER COM A MISSÃO.
    TEMA: LEITURA ORANTE – PASSOS – 2 TIM 3, 14 – 4,4.
    OFICINA – SOU CATEQUISTA. E AGORA? PREPARAR ENCONTRO.
    MOMENTO DE ADORAÇÃO EUCARÍSTICA (SENHOR, MARCA EM NÓS A TUA VONTADE).
    TEMA: PSICOPEDAGOGIA – IDADES.
    TEMA: ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA.
    TEMA: OFICINA – RITOS DA IVC.
    TEMA: PLANEJAMENTO DO ENCONTRO.