Clero da Arquidiocese de Palmas participa de manhã sinodal

Na reunião do Clero da Arquidiocese de Palmas, da qual participam padres e diáconos, realizada nesta terça, 03, com o tema “Todos unidos num só coração e numa só alma”, (AT 4, 32). O clero participou da leitura orante da Palavra (Mc 3,13-19), seguida do trabalho em grupos e de partilha sobre as “tentações dos agentes pastorais”, texto do papa Francisco, na Evangelii Gaudium.

À luz da Sinodalidade, foram destacadas as alertas para o cuidado com os sete roubos que podem a ocorrer na igreja particular: os roubos do entusiasmo missionário, da alegria da evangelização, da esperança, da comunidade, do evangelho, do ideal do amor fraterno e da força missionária.

Conforme o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, o Sínodo já trouxe reflexos positivos para a vida e a missão da igreja, vivenciado de forma espiritual e transversal. “Há mais de 50 anos a igreja não reflete sobre ela mesma, a última vez foi no Concílio Vaticano II. A gente pratica a igreja, não reflete sobre ela, então está na hora de refletir”.

Coordenada pelo Arcebispo, a reunião prosseguiu com os temas pastorais, de cada paróquia. Segundo Dom Pedro, a Sinodalidade é tema muito presente na igreja e deve continuar assim até meados de 2024, devido a conclusão do Sínodo em agosto de 2023 e seus desdobramentos. Na ocasião, o padre Martins foi eleito para coordenar a Comissão Arquidiocesana de Presbíteros e a Pastoral Presbiteral.

Programa Hora da Ave Maria

Segunda