CNBB volta a veicular programa Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) volta a apresentar o seu programa de TV “Igreja no Brasil”, a partir do dia 05 de maio. Com duração de dez minutos, o programa semanal é dirigido pelo assessor de imprensa da CNBB, Pe. Rafael Vieira e produzido pela equipe de jornalistas da Assessoria. O programa está em sua 7ª edição, nesta semana de 16 a 22 de junho. É veiculado por todas as emissoras de TV de inspiração católica. A produção do programa, que até o final do ano passado era da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador, agora está sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa da CNBB.

Exibição
Dias e horários de exibição em cada emissora:
TV Horizonte ? Domingo às 7h30
Rede Vida ? Domingo às 13h15
TV Nazaré ? Domingo às 13h30
TV Canção Nova ? Domingo às 17h48
TV Evangelizar ? Domingo às 19h, com reprise na segunda às 20h
Rede Século 21 ? Sexta às 22h30
Rede Aparecida ? Quarta-feira, às 11h30.

Participação dos Regionais
Desde a sua estreia, o Programa Igreja no Brasil vem apresentando os desafios e as atividades de Evangelização dos Regionais da CNBB. Para isso, tem contado com a colaboração dos bispos presidentes dos regionais que concedem entrevistas ao programa. Nos sete programas exibidos, 28 bispos participaram nas matérias jornalísticas.

Diversidades de temas
O Programa Igreja no Brasil vem abordando diferentes temas que dizem respeito a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Oferecendo assim, oportunidade aos bispos para falarem dos projetos, ações e atividades em suas dioceses e regionais. Os temas são tratados em forma de matéria jornalística de profundidade, com duração de 3 minutos, num total de duas matérias por programa.

Temas

Evangelização dos jovens, Jornada Mundial da Juventude, Êxodo Urbano, Formação de Padres, Pastoral Vocacional, Renovação das paróquias, violência nas cidades, seca nas regiões do Brasil, desafios da evangelização, projeto Comunhão e Partilha, implementação das Diretrizes Gerais da CNBB, entre outros. Todos os regionais foram contemplados nas matérias exibidas até o momento.

Gravação com os bispos

Durante as reuniões do CP e CONSEP, a equipe da Assessoria de Imprensa da CNBB coleta sonoras com os bispos sobre diferentes temas para a produção das matérias. Assim, é importante que os presidentes dos regionais e bispos referenciais contribuam com suas entrevistas.

Participação dos telespectadores

O Programa Igreja no Brasil recebe semanalmente a participação dos telespectadores pelo e-mail: igrejanobrasil@cnbb.org.br. Os três primeiros e-mails dos participantes que chegam para a produção são contemplados com um livro das Edições CNBB. Essa interação com o telespectador tem sido positiva, uma oportunidade para sugerir temas de pauta, elogios ao programa, observações, etc.