Arquidiocese de Palmas

Artigos › 19/02/2019

Como o Pai me enviou, eu vos envio

“Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo.20,21)

Com este envio de Jesus e com o tema: “Discipulado missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”, nos dias 12 a 15 de julho em Palmas (TO), vamos viver o 3º Congresso Missionário Nacional. É um evento que quer animar a dimensão missionária de nossa Igreja. Estamos em preparação dos Congressos Missionários: Americano e Latino Americano (CAM 4 – COMLA 9), que acontece em 2013 na Venezuela.

Neste ano, o Papa convoca o Sínodo dos Bispos, o ano da Fé e a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II. São motivos que nos levam a despertar com mais ardor o nosso compromisso missionário. Queremos fazer uma caminhada que envolva todas as forças das nossas comunidades. Por isto, vamos divulgar o nosso Congresso Missionário Nacional, entrar em sintonia e em comunhão. Aqueles que puderem conheçam o Instrumento de Trabalho no site: www.pom.org.br/congresso; lá podem baixar. Ele contém reflexões preciosas que nos convocam a recuperar a memória dos documentos que nos remetem à missão.

É importante apoiar os Conselhos Missionários nos seus vários níveis, os grupos de Infância e Adolescência e Juventude Missionária, as Santas Missões Populares, os Grupos de Animação Missionária e os pré-congressos, simpósios, seminários e encontros em preparação ao Congresso Missionário Nacional.

Para que nossa Igreja viva em estado permanente de missão, como nos fala o Documento de Aparecida (DAp), é preciso o compromisso e envolvimento de todos os cristãos. Àqueles que têm mais responsabilidade eclesial é mais exigido este empenho. Jesus fala que a cada um é dado dons, vamos, pois, colocá-los a serviço.

A missão sempre nos lança para fora de nós, ao encontro do outro e de modo especial a outros povos, ad gentes. Assim vamos nos unir para viver bem este tempo de graça que o Senhor nos dá.

A Igreja será realmente viva, se o espírito missionário for continuamente cultivado. O Congresso Missionário quer animar-nos neste caminho.

Pe. Camilo Pauletti

Diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X