A Comissão Pastoral da Juventude, Conecta Jovem, da Arquidiocese de Palmas realizou no último dia 20 a primeira edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), realizada no município de Santa Tereza do Tocantins. Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento que reuniu a juventude dos 10 municípios que compõem a Região São Paulo da Arquidiocese de Palmas (Mateiros, Lizarda, Aparecida do Rio Negro, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Rio Sono, Lajeado, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Tocantínia).
O Pe. Marcos Teles é o pároco da Paróquia de Santa Teresa D’Ávila, responsável pela acolhida dos participantes da JDJ, e comenta que foi desafiador, mas que o resultado surpreendeu.
“O JDJ foi a princípio um momento muito desafiador para nós, mas graças à coordenação dos grupos, a coordenação do encontro, o trabalho de toda a equipe, deu tudo certo. No final nós ficamos surpresos com o resultado. É um momento de graça, de bênção, mais importante ainda foi ver a alegria no rosto dos jovens que participaram e com certeza já estão na expectativa para o próximo.”
Ao longo do dia, os jovens participaram de uma formação com Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas e com a Ir. Sabrina, com o serviço de animação vocacional. Houve ainda adoração, apresentações de teatro e dança, momentos de animação, quadrilha improvisada, caminhada pelas ruas de Santa Tereza, missa e ainda um evangeliza show. Ao fim do evento, foi anunciado que a segunda edição a ser realizada em 2024 acontecerá no município de Rio Sono.
“Enfrentamos muitos obstáculos, mas com determinação e fé, superamos cada um deles. E posso afirmar que o resultado foi simplesmente maravilhoso. Ver os jovens se unindo em torno de Deus e da fé foi algo incrível. O evento proporcionou um espaço para que eles se conectassem com o divino de uma forma única.”, contou Douglas, membro da organização do evento. “É gratificante estar a serviço da igreja e poder contribuir para a evangelização desses jovens.”, declarou Isabela também da Paróquia de Santa Teresa D’Ávila.
“Foi uma experiência maravilhosa poder ter participado da primeira JDJ, pois vi ali tantos jovens em busca da santidade, animados, rezando, fazendo novas amizades, entre eles. Então foi um dia incrível que tenho certeza que ficou marcado no coração. Eles viveram cada momento intensamente, os momentos de animação, os momentos de oração. Então foi um dia incrível e que nós possamos continuar levando o amor de Deus a outros jovens e a outras pessoas também através desses eventos.”, testemunhou Analice, coordenadora da Juventude da Região São Paulo.
Nas próximas semanas acontecerão eventos voltados para a juventude também para a Região São Pedro, com a segunda edição do Encontro Filhos da Imaculada, no dia 3 de junho e, para os jovens da Região São João haverá a Vigília Iluminar, no dia 17 de junho.