Conselho Episcopal inicia reuniões 2018 para discutir ações das Dioceses do Tocantins

Iniciou nesta terça-feira, 20 a primeira reunião anual do Conselho Episcopal de Pastoral – Consep, dos Bispos da Regional Norte 3 da CNBB. A reunião conta com três dias de encontros, de 20 a 22, para debater ações e problemas comuns dentre as Dioceses.

As reuniões ocorrem quatro vezes ao ano, com os bispo de cada Diocese do Estado, sendo Palmas, Porto Nacional, Prelazia de Cristalândia e Tocantinópolis. O bispo da Diocese de Miracema está em uma agenda fora do país.

Este primeiro encontro acontece na residência Episcopal de Palmas, tendo como anfitrião Dom Pedro Brito Guimarães. As pautas que serão discutidas no decorrer das reuniões são relacionadas a problemas inerentes à missão dos bispos no Estado, dentre elas:

– Visita dos formadores do Seminário para discorrer sobre demandas ;
– Partilha de vida e assuntos reservados, e outros temas pastorais, de interesse dos bispos;
– Mapeamento das condições das igrejas da Amazônia, já que o Tocantins faz parte da Amazônia legal;
– Implantação do Projeto da Instituição Caritas;
– Apoio a preservação das Nascentes do Ribeirão de Taquaruçu;
– Apoio dos refugiados da Venezuela, os quais imigraram grande parte em Roraima, assunto discutido pela CNBB.