Amado, amada de Deus, tenho sede dos 10 mandamentos do Cerrado!

 

Todos sabem que o bioma em que vivemos é chamado de Cerrado. O Cerrado é o berço das águas; é a caixa d’água do Brasil; é o cenário da biodiversidade; é o último bioma antes da Amazônia; é o bioma onde a Amazônia começa e termina. O Cerrado é a nossa casa comum. Cuidar dessa casa comum é a nossa missão e a nossa responsabilidade. E não nós não estamos dando exemplo nem de responsabilidade e nem de missão.

Hoje vemos como ele está pedindo socorro. Este ano o Cerrado deu vários

sinais de que está incomodado com as agressões que vem sofrendo. Sentimos na pele os efeitos danosos da degradação do Cerrado: calor, seca, falta de água, queimadas, fumaças, baixa umidade do ar, rios e riachos secando... Quer mais?

Vários movimentos sociais estão em plena campanha de conscientização para salvar o Cerrado: “sem Cerrado, sem água, sem vida” - é o nome desta campanha. Este mesmo grupo elaborou os dez mandamentos dos Cerrado:

  1. Conheça as riquezas e belezas do Cerrado e o ame como fonte de vida e resistência;
  2. Preserve as nascentes e mananciais de água existentes e recupere os já degradados;
  3. Valorize e aproveite com responsabilidade os recursos naturais do Cerrado;
  4. Respeite e valorize as tradições culturais dos povos do Cerrado, apoiando e fortalecendo a Agricultura Familiar na produção de alimentos orgânicos;
  5. Combata o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas que poluem as águas e solos e destroem a saúde das pessoas;
  6. Não te conforme com a degradação e destruição do Cerrado e a diversidade de sua fauna e flora;
  7. Não admita que as árvores do Cerrado sejam utilizadas para a produção de carvão;
  8. Não permita que o patrimônio do Cerrado seja pirateado para enriquecimento das indústrias de medicamentos e cosméticos;
  9. Não aceite que o agronegócio se expanda em limites e controle;
  10. Não te deixe enganar pelas falsas promessas do desenvolvimento econômico.

Diante do dito e do ouvido, é preciso que façamos o nosso dever e casa: cuidar da casa comum. O Cerrado está pedindo socorro. Cuidemos dele. Ele é a nossa casa. Não existe “Plano B” para nós, terráqueos. Ou aqui na terra ou no céu ou no inferno.

Um bom dia e fique com Deus!