Amado, amada de Deus, tenho sede de: “o Natal já chegou!”

 

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais!” Quem nunca cantarolou esta famosa canção de Alceu Valença? Parece que isto só acontece na ficção e na arte e não na vida real. Ledo engano. A vida real é cheia de chegadas e de sinais que anunciam tais chegadas.

O Natal é uma festa santa, cristã, católica, da igreja, da família, da humanidade, mais conhecida e mais celebrada no mundo. Todos nós sabemos. E tem uma data fixa no calendário, há muitos anos. E que neste dia nasceu o Salvador da humanidade, Jesus Cristo. Todos nós sabemos. É por isto que se chama Natal. O Natal é precedido por um tempo de preparação: o advento. Todos nós sabemos. Natal é a novidade do cristianismo. Todos nós sabemos.

O que sabemos também, amado, amada de Deus, é que, além de tudo isto, Natal é umas festas, na qual que as empresas faturam muito e alto: é a festa do comércio, do consumo, do luxo, de lixo, da vaidade, da comilança, dos presentes, das roupas novas, das férias, dos passeios e das viagens, do Papai Noel. Todos nós sabemos também.

E neste ano em que se fala tanto em crise, o Natal parece ser novamente a tábua de salvação da economia. Deus é amor, Deus é bom, Deus nos salva das nossas crises. Por isto, este ano que tudo isto já começou, novamente e antecipadamente. O que pode parecer estranho, amado, amada de Deus, é que, em pleno mês de setembro, já se escuta os sinais que o Natal chegou, com quatro meses de antecedência.

“O Natal já começou”: as lojas já estão enfeitadas com motivos natalinos; as empresas já estão contratando trabalhadores temporais; já se ouve anúncio nas mídias e nas redes sociais. São sinais que o Natal já começou! Se Natal for isto, evidentemente, já estamos no clima.

Tem razão o padre Zezinho quando diz que “tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia...” E, pelo visto não é mesmo.

E para você, amado, amada de Deus, o Natal já chegou? E se chegou, o que muda na sua vida? E ainda não chegou, por que? Pode demorar ou adiantar, mas creia, o Natal vai chegar. Vai chegar. O que você vai fazer quando ele chegar?

Um bom dia e fique com Deus!