Amado, amada de Deus, tenho sede de rezar o terço!

Recentemente o papa Francisco publicou no seu  twitter: “o terço é a oração que sempre acompanha a minha vida; é também a oração dos simples e dos Santos, é a oração do meu coração”. Estamos no Ano Nacional Mariano. Sabia? Você sabe rezar o terço, amado, amada de Deus? Vou lhe dar dez conselhos práticos para rezar o terço todos os dias:

1. Leve sempre o terço no bolso: Toda vez que você pegar a chave para sair de casa, lembre-se também de levar o terço!

2. Aproveite alguns dos seus tempos livres para rezar: enquanto espera a consulta médica, num intervalo do trabalho ou dos estudos, nas filas do dia-a-dia.

3. Reze durante tarefas e atividades esportivas: existem atividades que não exigem muita concentração porque são mais práticas: estender a roupa no varal, lavar o carro, andar de bicicleta, correr. Assim como as pessoas que se amam pensam no outro durante essas atividades, também o terço pode ser rezado como gesto de amor a Jesus e Maria!

4. Imagens e música podem ajudar: o terço é uma oração contemplativa: mais importante que as palavras que recitamos é a predisposição do coração para contemplar os mistérios que estamos meditando. Você pode escolher imagens que ajudem a contemplar cada passagem da vida Cristo e de Maria.

5. Transforme suas distrações em “assunto de oração”: as distrações estão o tempo todo ao nosso redor: é a lista de compras, o aniversário, a pessoa doente, a preocupação. Lutar contra esses pensamentos não os elimina. O melhor é conversar com Deus sobre essas “distrações” e rezar uma ave-maria pelas pessoas e intenções ligadas a elas: a oração se torna sincera, real, pessoal, englobando as coisas que inquietam o seu coração e colocando-as nas mãos de Deus, por Maria.

6. Reze durante os seus deslocamentos: a caminho do trabalho ou da escola, seja de carro ou de ônibus, de trem ou caminhando, você pode ir conversando com Maria como quem conversa com qualquer outro amigo: com naturalidade, sem precisar inclinar a cabeça nem fechar os olhos.

7. Reze “peregrinando”: o terço pode ser rezado em todo lugar. Nada impede que o rezemos de joelhos, oferecendo o sacrifício físico pela nossa formação da vontade e por intenções de desagravo, mas não se trata de “aguentar o máximo possível a todo custo”. O que importa é saber que o nosso corpo e a nossa alma são para Deus! Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades.

8. Ofereça cada mistério por uma intenção: reze cada mistério por uma intenção especial: pela sua família, por um amigo, pelo Papa Francisco, pelos cristãos perseguidos na Síria, no Iraque, nos Estados Unidos, na sua escola ou empresa. Quanto mais específica for a intenção, melhor. Não peça só por você: seja generoso!

9. Reze também nas horas de “deserto espiritual” - mesmo que seja sem palavras: todos nós passamos por momentos de aridez espiritual, de aflição, de angústia, nos quais não conseguimos ou até não queremos rezar. Afinal, acontece a mesma coisa em relação às pessoas que amamos: mesmo amando-as, há momentos em que não estamos a fim de conversar com elas. São os altos e baixos do humor.

10. Adormeça rezando o terço: rezar ave-marias, para um católico, faz mais sentido que contar carneirinhos para dormir, não faz? E toda mamãe se comove ao ver o filhinho ou a filhinha adormecendo no seu colo. Assim é Maria!

Um bom dia e fique com Deus!