Arquidiocese de Palmas

Curso de Gestão Eclesial amplia visão administrativa

Acolher para servir e conquistar. Este foi o grande mote do Curso de Gestão Eclesial da Arquidiocese de Palmas, promovido em parceria com a empresa católica Promocat. Este refrão coaduna-se muito bem com o lema da arquidiocese: “Igreja que acolhe, ama, forma e envia em missão”.

“Quando um cliente entra em uma loja, a primeira coisa que ele deseja é ser bem acolhido. Devemos pensar em termos de acolhimento se quisermos atrair mais fieis, pois a acolhida é a porta de entrada, mas também pode ser a porta de saída”, ponderou o professor Luiz Rogério Nogueira, educador e especialista em marketing, e um dos palestrantes do curso.

O evento, que aconteceu de 07 a 09 de agosto na Faculdade Católica do Tocantins, contou com 104 inscritos, entre padres, diáconos, seminaristas, religiosos, secretários e secretárias paroquiais e outras lideranças leigas da Arquidiocese.

Os dois primeiros dias foram de exposição dos procedimentos administrativos, técnicas de liderança, transição paroquial e manutenção de patrimônio. Estas palestras foram apresentadas pelo professor Nogueira e tiveram ampla repercussão junto ao público, que participou ativamente com questionamentos e testemunhos.

“Trabalho na secretaria paroquial há nove anos, mas nunca pude participar de uma formação como esta. Está agregando muito ao meu conhecimento e sei que poderei desempenhar um trabalho mais adequado”, afirmou Janeth Rodrigues Sousa, da paróquia Santo Antonio de Gurupi, diocese de Porto Nacional.

O último dia do curso ficou a cargo do padre José Carlos Pereira, CP, que abordou a temática da gestão eclesial, baseado no estudo estrutural dos documentos da Igreja e na apresentação de modelos de ação pastoral, além de ensinar a melhor elaboração e execução de um projeto paroquial. “Certamente a maior dificuldade das paróquias é executar o projeto realizado em assembleia. Mas, uma vez que a comunidade assume esta missão, na maior parte dos casos o empreendimento é bem sucedido”, disse o palestrante.

Ao final do curso, os participantes receberam um certificado de extensão com horas-aula. A diretora do Faculdade Católica do Tocantins, Clarete de Itoz, afirmou que pretende lançar uma continuidade para este curso, com enfoque na prática administrativa e financeira.

Veja mais fotos no facebook da arquidiocese: Curso de Gestão Eclesial

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X