Dedicação da Paróquia São João Batista

Uma nova etapa iniciou para a paróquia São João Batista, em Palmas a partir da noite desta segunda-feira (24). A celebração da Natividade de São João Batista foi marcada pela Consagração da Paróquia, aqui em Palmas. Após 15 anos de criação, chegou o momento da Dedicação da paróquia ao Culto Divino, abençoando cada parte da estrutura paroquial. Uma Liturgia rica em detalhes e única.

O Rito da Dedicação, como também é chamado, foi celebrado pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e concelebrada pelo padre Carlos Bertozo, pároco. A Santa Missa também contou com a presença de diáconos, seminaristas e paroquianos.

O Rito

Quando uma paróquia é construída e finalizada o processo da reforma, o Bispo local realiza a celebração da Santa Missa com o Rito de “Dedicação”, que também pode ser traduzida como “Consagração”, “Sagração” ou “Inauguração”. Toda Igreja católica é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Jesus Cristo, ao Espírito Santo, Virgem Maria, aos Santos Anjos e aos santos que estão descritos no documento “Martirológio Romano”. O Rito provém da tradição realizada desde os tempos mais antigos, sendo descrita na Bíblia no Antigo Testamento. A Liturgia deste momento é rica em detalhes e significados, sendo assim uma catequese para todos que estiverem presentes. Durante a dedicação ocorre aspersão da água benta, unção do altar e das paredes da Igreja, incensação, se tiver relíquias na Paróquia, também serão depositadas neste momento. Além da própria Santa Missa com a Liturgia da Palavra e Eucarística.