Arquidiocese de Palmas

Dia Mundial das Comunicações Sociais em Palmas/TO

"Não Tenhas Medo, que Eu estou Contigo" (Is.43,5) 

  Use as lentes do Reino e comunique a Boa Nova.

 

Dia da Ascensão do Senhor… este foi  o dia escolhido pelo Concílio Vaticano II em 1963, promulgado pelo Decreto Inter Mirifica,  para a comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais que completou sua 51ª edição no último domingo (28).

Diante das circunstâncias em que o mundo encontra-se permeando por crises políticas, culturais, religiosas, familiares; e com informações acontecendo de forma abundante e efêmera num contexto comunicacional factual e sensacionalista, surge uma nova proposta:

 

“Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”.

Lema:

 “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is.43,5).

 

Encontros de formação buscam qualificar a ação dos comunicadores e produtores de comunicação na Igreja do Brasil.

Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, divulgou carta de incentivo às comunidades na semana que antecedeu o 51º Dia Mundial das Comunicações. Dom Darci em sua mensagem  alerta que “o painel diário montado pela Grande Mídia, agora ampliado pelas Redes Sociais, nos leva a crer, facilmente, que no mundo só existem canalhas, ladrões, pilantras e hipócritas. A realidade não é esta. Nós, comunicadores, precisamos prestar mais atenção nas pessoas de bem ainda que não tenhamos delas declarações bombásticas e nem gestos de celebridades”.

O religioso declarou: “Nos cabe a tarefa, como comunicadores, de nos empenhar sempre, no estudo da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e das belas expressões dos valores humanos presentes na literatura laica”,

 

E com a sincera vontade e proposito de tornar público e plantar a semente da esperança , a Arquidiocese de Palmas/TO , adaptando material proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social, promoveu no último domingo no Santuário de Nossa Sra  de Fátima um encontro para celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

Durante o evento contamos com a participação da Oficina de Oração e Vida (Movimento Apostólico criado pelo Frei Franciscanos Ignácio Larrañaga) , que nos proporcionou momentos de partilha e reflexão durante a transição dos tópicos na leitura da mensagem de sua Santidade o Papa Francisco, para o DMCS,  utilizando uma pedagogia criativa com sementes, frutos, cânticos, e luz de velas.Instantes onde os participantes receberam sementes, plantaram a ideia e devolveram frutos de suas reflexões formando uma árvore iluminada a luz da Palavra e de velas.

Após o estudo e pedindo ao Divino Espírito Santo que nos iluminassem, discutimos nossos pensamentos sobre a mensagem de uma forma geral; e  o grupo demonstrou especial preocupação com formas a serem desenvolvidas para conquistar a participação do jovem no processo comunicacional dentro da igreja.

Momento pertinente, pois estava nos auxiliando neste encontro o padre Juan Carlos Caballero, responsável pelo setor juventude da arquidiocese, que nos contemplou com outro prisma da comunicação e alertando para a  exigência do cuidado específico para com nossos jovens e as redes sociais.

O momento conclusivo para esta manhã foi a dinâmica onde lançamos a proposta do passeio pelas notícias, neste momento esparramamos pelo chão jornais com várias notícias e pedimos a todos que caminhassem entre as folhas para que escolhessem uma notícia cada um, envelopes foram distribuídos para todos e dentro de cada envelope os cartões com a Palavra.

A proposta para o primeiro momento foi que cada um meditasse sobre a notícia escolhida… que comunicasse consigo mesmo o que aquela noticia significava para sua pessoa, como impactava em sua vida, na vida de sua família e na sociedade em geral.

No segundo momento distribuímos para cada um óculos e pedimos que se formassem grupos e que escolhessem uma única notícia e um único cartão com a  Palavra, que estava contido em um dos envelopes. A partir deste momento todos usaram as lente do Reino para enxergar e comunicar conforme disse o Santo Papa : com criatividade, sem preconceitos e promovendo a cultura do encontro.

A missão dos grupos ?

Transformar aquela notícia utilizando como ferramentas o cartão com a Palavra da Boa Nova e as lentes do Reino.

Desta forma motivamos e sensibilizamos o grupo para contemplação da nova forma de comunicar, criação da pascom em suas comunidades e encerramos a manhã recebendo nosso Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães para as  considerações finais e bênçãos .

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X