Notícias Gerais › 24/08/2020

Diocese de Tocantinópolis recebe respiradores doados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco, através da Esmolaria do Vaticano, doou 24 respiradores e aparelhos de ultrassom para 6 hospitais religiosos espalhados sobre o território brasileiro para ajudar no tratamento de pacientes afetados pela Covid-19. Dentre as cidades contempladas, está a Diocese de Tocantinópolis, Tocantins, que recebeu no domingo, 23, três respiradores Hospital Maternidade Dom Orione, em Araguaína.
As demais cidades que irão receber são Goiânia-GO, Crato-CE, Aracaju-SE, Porto Alegre-RS e Rio de Janeiro-RJ.

Em nota assinada pelo esmoleiro vaticano, cardeal Konrad Krajewski, o Vaticano destaca que o Pontífice “incessantemente faz um sincero apelo para a generosidade e a solidariedade para com aquelas populações e aqueles países que majoritariamente sofrem por causa da emergência epidemiológica da covid-19”.

Essa é a terceira doação do Papa para hospitais brasileiros na linha de frente de combate à pandemia: em junho, ele doou quatro ventiladores pulmonares e, cerca de um mês depois, enviou mais um respirador para o hospital de campanha do Pará que atende povos indígenas.

Entenda a doação do Papa Francisco

O papa Francisco enviou ao Brasil suprimentos médicos, 24 ventiladores pulmonares e seis aparelhos de ultrassom com o objetivo de ajudar o país no combate à pandemia da Covid-19, informou a Esmolaria Apostólica. É por meio da Esmolaria Apostólica que o Papa exerce a caridade.

“A fim de concretizar a proximidade e o carinho do Santo Padre neste momento de dura provação e dificuldade, ele se mobilizou de diferentes formas e em mais frentes para buscar suprimentos médicos e equipamentos eletromédicos para doar a muitos centros de saúde que estão em situação de emergência e pobreza para encontrar os meios necessários para salvar e curar muitas vidas humanas”, afirmou o comunicado emitido pelo Vaticano.
A nota se refere aos 24 ventiladores Drager UTI e seis aparelhos de ultrassom portáteis Fuji também foram enviados nestes dias. Uma vez no Brasil, esses aparelhos serão entregues e doados a vários hospitais indicados pela Nunciatura Apostólica para que este gesto “possa ajudar os mais pobres e necessitados”.

Com informações da CNBB