Artigos › 19/02/2019

Discurso do deputado Paes Landim na Câmara

Sra. Presidenta, quero me congratular com o Governador do Tocantins, Siqueira Campos, que acompanhou o Arcebispo de Palmas, o nosso querido conterrâneo, Dom Pedro Brito, a sua antiga Diocese do Piauí nas festividades do padroeiro de São Raimundo Nonato.

O Governador Siqueira Campos já prestigiara o recebimento do pálio, por parte de Dom Pedro Brito, no Vaticano, no dia 29 de junho, das mãos de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, enviando como representante do Estado o seu ilustre Secretário de Administração Lúcio Mascarenhas. Compareceram a Roma também os Senadores do Tocantins Vicentinho Alves e Kátia Abreu. No sábado passado, dia 20, o Governador Siqueira Campos desembarcou em São Raimundo Nonato, acompanhado do Senador Vicentinho Alves, seu Secretário de Administração, Dr. Lúcio Mascarenhas, suas respectivas esposas, juntamente com Dom Pedro Brito.

O Governador de Tocantins foi direto de Palmas a São Raimundo Nonato e mostrou o apreço e a estima com que sempre agraciou o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, uma grande figura humana. Este é um homem que nasceu numa camada muito simples, muito pobre e tem sido um grande pastor das idéias e da transmissão do Evangelho de Jesus Cristo.

Dom Pedro Brito é uma figura humana singular, um pastor dedicado silenciosamente aos mais necessitados, fez um trabalho social excepcional no Piauí sozinho, sobretudo no combate às drogas e recuperação dos desajustados. É muito importante, Sra. Presidenta, que com poucos meses no Tocantins, apenas oito, já tem o apreço do povo e das autoridades do Estado, cujo Governador fez questão de demonstrar seu apreço e sua estima pelo Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas, acompanhando-o a sua antiga Diocese na sua primeira visita, após ter assumido o Arcebispado de Palmas. No novenário de São Raimundo Nonato, Dom Pedro fez um belo sermão, na presença do Sr. Governador e de seus acompanhantes. Portanto, Sra. Presidenta, quero registrar os meus aplausos a esse gesto do Governador do Tocantins. Nós piauienses do sul precisamos conhecer melhor a potencialidade do Tocantins por ele descoberta. Um Estado que começou as dificuldades pior do que as existentes na região do sul do Piauí, que também pensa em se desmembrar. Tocantins dá uma demonstração de vitalidade, de progresso e de crescimento a todo o Brasil.

Muito obrigado, Sra. Presidenta.