Dom Pedro anuncia nova equipe formativa do Seminário Divino Espírito Santo

Em missa realizada no Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo na noite desta sexta-feira, 25, o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, anunciou a composição da nova equipe formativa que atuará no Seminário a partir de 2018.

Atualmente, formam a equipe padres de uma associação de clero da Espanha que estão há seis anos no Seminário, mas que deverão seguir em missão fora do Brasil.

O Seminário conta hoje com 38 jovens de todas as dioceses que compõem o Tocantins. A passagem do seminarista pela entidade, dura 7 anos, porém, antes disso, o jovem passa um ano no Seminário Propedêutico para então dar o segundo passo.

Conforme o reitor Padre José Carlos da Silva, a rotina no Seminário é preenchida com estudo, formação, oração, missa, descanso, esporte, realização de afazeres domésticos, entre outros. Ele vê a mudança cultural como uma barreira para o desenvolvimento das vocações sacerdotais. Para o nova equipe, o Reitor desejou muitas bênçãos e orientou-os a acreditarem no desejo que muitos jovens têm de seguir à Deus.

O Seminário existe desde 2002 e já ordenou muitos padres. Conta com 7 turmas que estudam três anos de filosofia e quatro de teologia.

Dom Pedro agradeceu o trabalho e empenho da atual equipe formativa que desempenha sua missão com determinação no Seminário. Ele convida a comunidade a orar pela nova turma que iniciará os trabalhos no próximo ano e que é composta por um integrante de cada diocese do Tocantins.

Nova equipe:
Monsenhor Juarez Gomes da Silva – reitor