Dom Pedro Brito Guimarães celebra Missa do Dia do Músico

A Santa Missa findou ainda a primeira edição do Aprofundamento Litúrgico Musical da Arquidiocese de Palmas

Em celebração litúrgica da memória de Santa Cecília e no Dia do Músico, Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas, presidiu nesta terça, 22, uma missa na Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo, em Palmas. Na ocasião abençoou os membros dos ministérios de música da Arquidiocese. A celebração também marcou o encerramento do Curso de Aprofundamento Litúrgico Musical da Arquidiocese de Palmas, Edição 2022.

A formação organizada pelo Setor Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Palmas promoveu a série de formações nos meses de outubro e novembro, como parte do Plano Arquidiocesano de Evangelização. Ao todo, 35 pessoas participaram da capacitação dividida em 4 módulos, totalizando 16h.

Segundo Padre João Paulo Veloso, responsável pelo projeto, há expectativas sobre a continuidade do curso em 2023: “Para o próximo ano temos a pretensão de fazer a segunda edição desse aprofundamento litúrgico-musical, não só pras paróquias de Palmas, mas alcançar também aquelas do interior da Arquidiocese”.

O presidente da celebração, Dom Pedro, explicou ainda que há três grandes motivos para celebrar esta data: “para que possamos valorizar a música, como primeiro elemento, valorizar a santidade de Santa Cecília que morreu mártir e valorizar as pessoas que prestam esse serviço tão essencial voluntariamente”, comentou.

Santa Cecília, venerada como Padroeira da Música e do Canto Sacro, viveu em meados do Século III, em Roma. A mártir o matrimônio mantendo voto de virgindade perpétua junto ao seu marido e foi assassinada por causa da fé cristã. A nobre morreu após três dias de agonia, tempo em que pôde doar todos os seus bens aos pobres e à Igreja.

Programa Hora da Ave Maria

Segunda