Dom Pedro Brito Guimarães lança Carta Pastoral “O homem com um cântaro de água”

No dia em que completou 19 anos de episcopado, o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, lançou para a comunidade sua Carta Pastoral “O homem com um cântaro de água”, a cerimônia ocorreu no último dia 14, no Centro Social Padre Alcides, em Palmas.

O padre Jovandir Batista da Silva, que é Conselheiro Arquidiocesano e o padre Paulo Frade, Vigário Geral da Arquidiocese de Palmas, compuseram a mesa de honra. O evento coordenado pelo padre Reginaldo Albuquerque, obedeceu os protocolos de segurança em saúde e foi acompanhado por leigos, religiosos, diáconos e padres.

Padre Jovandir apresentou a Carta sob os pilares Ver, Julgar, Agir e Celebrar e destacou a figura de Dom Pedro como o homem com o cântaro (Marcos 14, 12-16), em Marcos, aquele que mostraria uma sala grande e arrumada no andar de cima. Dom Pedro com sede, em busca de uma Arquidiocese organizada e pastoralmente orientada.

“Ao preparar a missa de corpus Christi, de repente, me deparei com a figura deste homem, à porta da cidade, carregando um cântaro com água. Parei, contemplei, rezei e me apaixonei por este personagem. Compartilhei esta minha inquietação com alguns padres. E, por fim, me decidi escrever esta Carta Pastoral, como uma obra para o Jubileu de Prata da Arquidiocese de Palmas. Da eucaristia me veio essa inspiração. Segui este homem também por mandado de Jesus. Nesta Carta estão contidos meus sonhos sociais, culturais, eclesiais e ecológicos. Esta carta é a expressão do meu Laudato Si, da minha Querida Amazônia e do meu Fratelli Tutti. Esta carta tem também como objetivo ajudar na animação bíblica de todas as nossas pastorais”, observou Dom Pedro.

Os exemplares da Carta podem ser adquiridos na Cúria Metropolitana ou acessado digitalmente pelo site da Arquidiocese.

Confira aqui a Carta: Carta Pastoral (D. Pedro Brito) – 2021