Dom Pedro participa de coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Crédito: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

O Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães participou nesta quinta-feira, 12, da coletiva de imprensa realizada na 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O bispo discorreu sobre as diretrizes abordadas pelos bispos, em razão do tema central da AG.

Dom Pedro contou que os bispos estão apreciando o documento no qual contém a razão das diretrizes, que faz referência ao raci fundamentali do clero, e por esse motivo é necessária a atualização das propostas de formação dos presbíteros da Igreja do mundo todo.

O documento elaborado pelos bispos é oficial, sendo que cada país tem a obrigação de atualizá-lo conforme sua realidade. As diretrizes da Assembleia que foram promulgadas têm mais de 10 anos, e com a chegada da raci fundamentali, é preciso fazer a devida atualização.

“Há mais de um ano que estamos trabalhando, escrevendo textos, ouvindo os bispos, os formadores e as Dioceses. Nosso documento tem apenas 2 capítulos, discorrendo no primeiro as coordenadas e dimensões da formação, trabalhando o contexto atual, e no segundo a formação permanente, visto que a formação de um bispo nunca termina”.

Dom Pedro contou que o tema central surgiu através de uma pesquisa realizada em 2014, aplicado um questionário com 100 perguntas sobre o perfil dos presbíteros, para todos os padres do Brasil.

Confira a coletiva de imprensa na íntegra pelo link: