Em reunião virtual, arcebispo Dom Pedro Brito, apresenta realidade do Regional Norte 3 ao Núncio Apostólico no Brasil.

Os senhores bispos do Regional CNBB Norte 3, se reuniram virtualmente com o excelentíssimo senhor núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 8, quando foram apresentadas as principais demandas e questões pertinentes de cada diocese.

O Regional Norte 3 compreende a Arquidiocese de Palmas, as Dioceses de Cristalândia, Miracema Do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis, Santíssima Conceição do Araguaia (PA) e a Prelazia de São Félix (MT).

Conforme Dom Pedro, a reunião foi extremamente positiva, promovendo uma ampla leitura da situação de cada localidade e dos serviços pastorais realizados junto às comunidades.
“Foi uma grata satisfação nos reunirmos com o Núncio Apostólico, onde mostramos as nossas necessidades, mas também as coisas bonitas e boas que cada diocese tem, como também o serviço pastoral que cada uma exerce. Quero destacar que o Núncio insistiu muito na importância da pastoral, do pastor, do bispo, do padre, do trabalho evangelizador sintonizado com o povo, principalmente em um tempo difícil como o nosso, de desagrado, desagravo, de desagregação, de desafeto com as autoridades e o poder constituído. É preciso que os bispos sejam agregadores com seus padres e seu povo”, disse.

Segundo ainda Dom Pedro Brito, além desses assuntos, foi reforçado o pedido de criação da diocese de Araguaína, cujo processo corre há mais de dois anos.
“No ano de 2018 foi protocolado o pedido para a criação da diocese. em 2019 ratificamos nossa proposta, e agora formalizamos o pedido para que esse processo seja agilizado. O núncio ficou muito sensível a esse tema, e pediu sobretudo dados mais atuais, que certamente são dados mais favoráveis, pois diante dessa crise provocada pela pandemia, a figura do bispo é fundamental para animar, congregar e dirigir o povo no caminho de Deus. O Núncio ouviu tudo atentamente e gostou muito da experiência que certamente renderá bons frutos”, avaliou o arcebispo.

Essa foi a primeira reunião do Regional Norte 3 com o Núncio Giambattista Diquattro, nomeado pelo Papa Francisco em agosto de 2020.

Dom Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954, é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

Lúcia Brito/ Pascom Arquidiocesana Regional Norte 3