Em setembro a Igreja celebra especialmente a Bíblia

Setembro é o mês em que a Igreja celebra especialmente a Bíblia, devido ao aniversário de São Jerônimo comemorado no dia 30 do mês. Foi ele quem traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim e contribuiu para que hoje ela seja o livro traduzido para o maior número de países do mundo. Contendo 73 livros, a Bíblia é alimento de fé para cristãos no mundo inteiro por ser um livro que retrata a história do povo de Deus e sua manifestação ao mundo.

Com atenção especial voltada ao livro, a Igreja reforça em setembro, a necessidade da leitura e meditação da Palavra e incentiva a comunidade a fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus a Letcio Divina.

Conforme o Arcebispo Metropolitano de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães a leitura pastoral da Bíblia, a leitura da Bíblia na pastoralidade é uma urgência da CNBB e este ano na Arquidiocese de Palmas também será.

Para Dom Pedro a melhor forma de ler a Bíblia "é exatamente animando as pastorais com a palavra de Deus não instrumentalizar a palavra, não doutrinar as pessoas pela palavra, mas fazer com que a função da palavra se realize, evangelizar as pessoas pela palavra de Deus lida e interpretada na igreja e na liturgia. A leitura espiritual e pastoral pra mim são as leituras essenciais".

Este ano o texto base para o mês da Bíblia traz o tema "Anunciar o Evangelho e doar a própria vida" – Para que N'ele nossos povos tenham vida, da Primeira Carta aosTessalonicenses. Abençoando as ações de estudo e meditação da Palavra de Deus, o Arcebispo deseja um ótimo mês da Bíblia a todos aqueles grupos que estudam a Palavra de Deus e participam de oficinas de oração, meditação pessoal e de caminhada bíblica.