Estações Quaresmais 2014 estão sendo programadas

Estamos nos organizando para as Estações Quaresmais 2014, na Arquidiocese de Palmas.O que são? Como e quando celebrá-las? Em Roma, durante a quaresma, existe o costume memorável de visita às igrejas ou às basílicas como peregrinos na fé.

O Missal Romano dá destaque a esta tradição, quando diz, textualmente: “sobretudo no tempo da Quaresma, ao menos nas maiores cidades e de modo mais conveniente aos lugares, a tradicional forma de reunião das Igrejas locais, como as “estações” romanas. Assim, principalmente sob a presidência do Pastor da diocese, a assembleia dos fieis poderia reunir-se, aos domingos ou nos dias mais oportunos da semana, junto aos túmulos dos santos, ou nas principais igrejas ou santuários da cidade, ou também nos lugares de peregrinação mais frequentados na diocese” (Missão Romano, p. 174).

Quando eu era estudante, em Roma, todos os anos, promovíamos uma Estação Quaresmal, iniciando, a pé, em São Paulo Fora dos Muros e terminando, em São Pedro, passando por São João de Latrão, Scala Santa, Santa Cruz em Jerusalém e Santa Maria Maior.

Quaresma é tempo de penitência, de conversão, de caminhada, de sacrifício, de mortificação e de serviço aos pobres e aos pecadores. O papa Francisco está nos convocando a sairmos de casa e irmos às ruas e às periferias. Assim como ele também nós preferimos uma Igreja acidentada, porque sai de casa e vai às ruas e às periferias, do que uma Igreja acomodada e doente, porque fica parada em casa; não queremos uma Igreja tranquila, mas uma Igreja missionária.

É para a liberdade que Cristo, com sua cruz, morte e ressurreição, nos libertou. Portanto, a exemplo dos nossos irmãos na fé, vamos também nós realizar, aqui na Arquidiocese de Palmas, mais uma vez, as Estações Quaresmais 2014.

Além disso, não podemos reduzir a vida espiritual e pastoral de uma paróquia somente a missas e/oua finais de semana. Para além desses dois momentos, citados, podemos convocar o povo e realizar, com criatividade e gratuidade, outros eventos, em outros momentos, com grandes efeitos evangelizadores e missionários: alvoradas, orações ao meio dia, vigílias; via-sacras; atos e celebrações penitenciais ou confissões;caminhadas, procissões, romarias; encontros e momentos de espiritualidade e de oração; adoração ao Santíssimo Sacramento; Leitura Orante da Bíblia; visitas a doentes, a lugares desafiadores e públicos; bênçãos das casas, das famílias…

Mesmo sem a minha presença, a paróquia pode promover Estações Quaresmais como serviço aos pobres e pecadores nos setores da paróquia.Por exemplo, à luz do Evangelho de cada domingo da quaresma, nas quarta ou sexta feiras, durante a quaresma, poder-se-ia visitar a lugares e a situações desafiadoras da paróquia, para celebração, caridade ou bênção.

Eu me disponho a atender mais de uma paróquia por dia, para atender a todas, desde que os horários não se choquem. Por isto, faz-se necessário definir o horário exato da Estação Quaresmal. E não concentrar tudo somente aos finais de semana e às noites.

Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas

Confira no link os dias disponíveis do arcebispo e agende na secretaria (63) 3218-8400.