Exorcismo será o tema de Formação Permanente do Clero de Palmas

Nesta segunda-feira, 28, a Arquidiocese de Palmas inicia a formação permanente do clero de Palmas com o tema “Exorcismo: Reflexões Teológicas e Prática Pastoral”. A formação se dará por meio de videoconferências, e se estenderá até o dia 1 de outubro.

A formação permanente do clero de Palmas acontece uma vez por ano, no segundo semestre, com temas sugeridos e de interesse do próprio clero. Este ano a escolhia recaiu sobre o Exorcismo.

Conforme o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, existe uma tendência muito comum de não se enxergar o diabo, em lugar nenhum. E, por outro lado, enxergar o diabo em tudo. “Esta formação é para oferecer bases teológicas, espirituais e pastorais para os Padres, Diáconos e Seminaristas, principalmente nessa época de pandemia, na qual há o aumento de doenças mentais, como a depressão, a ansiedade e o suicídio. E seus sintomas podem ser confundidos com os de possessões demoníacas.  Este é um serviço de caridade pastoral: cuidar das pessoas angustiadas e doentes e ajudá-las a encontrar o equilíbrio de uma vida saudável. Jesus veio ao mundo para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10)”, explicou o arcebispo.

Acompanhemos com as orações a formação permanente do nosso clero.