Festa dos Estados celebra diversidade cultural em Palmas/TO

A Arquidiocese de Palmas promoveu um encontro para celebrar as contribuições que os povos das regiões brasileiras trouxeram para o Estado do Tocantins. A Festa dos Estados, realizada dia 13 de agosto, na área externa da Catedral do Divino Espírito Santo, uniu o Brasil de norte a sul com suas vestes, comidas e trajes típicos.

A iniciativa, de acordo com o Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães foi para homenagear os representantes dessas regiões, que vieram para cá ajudar na construção do Tocantins. Ele explica que o Dia Arquidiocesano busca unir a vida da igreja.

Essa é a terceira edição do dia "D". A primeira promoveu o encontro  das  paróquias, a segunda a solidariedade, o trabalho social  e agora uma homenagem aos  estados brasileiros. Dom Pedro enfatiza que a ideia é continuar a realizar essa festa todos os anos.

Um dos organizadores e pároco da Catedral Padre Eduardo diz que a festa dos estados comemora a multiculturalidade. Ele percebeu que o tema motivou o envolvimento de toda a comunidade. Os estados foram representados, na ocasião, por cerca de 30 pratos típicos, roupas e muita música regional. Os índios Xerente  marcaram presença com sua dança, sempre acompanhados por Pe. Martins.

O encontro faz parte das programações relativas aos 20 anos de instalação da Arquidiocese de Palmas, comemorado em 31 de maio.