Festejo de São José 2021 traz adaptações devido a Covid-19 com transmissões online

O 30º Festejo em honra a São José, padroeiro de Palmas, ocorrerá entre os dias 10 a 19 de março, seguindo todas as recomendações de segurança para prevenção da Covid-19.

A celebração chega em um momento muito especial para os devotos, quando se comemora os trinta anos de criação da Igreja São José, em Palmas, como também o Ano de São José,  convocado pelo Papa Francisco para celebrar os 150 anos de declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

Com o tema: Com o coração de pai, o festejo irá motivar os fiéis a refletir o papel de São José como um pai que acolhe sua família com caridade, amor, obediência e humildade.

De acordo com o pároco da Paróquia São José, Pe. Paulo Cristiano, para celebrar o padroeiro de Palmas, a exemplo do que já vem acontecendo com outras atividades religiosas da Paróquia São José, a programação passará por adaptações em razão do novo coronavirus. Com o objetivo de motivar ainda mais os fiéis a rezarem em seus lares as transmissões online serão utilizadas durante toda a programação.  Priorizando a segurança dos devotos a tradicional carreata, que costuma percorrer as ruas da cidade com a imagem de São José, não ocorrerá. Já a famosa quermesse, com as deliciosas comidas típicas, será substituída por um leilão virtual, a ser realizado das 9h às 17horas, no dia 19 de março. Na oportunidade também será feito o sorteio da rifa de uma imagem de São José.

“O Festejo quer que São José chegue aos corações de todos os católicos, como um pai que cuida, orienta e se solidariza uns com os outros como família. Esse é o grande desejo de nosso festejo, que todos se sintam acolhidos por São José, um pai que cuida da Igreja, que cuida do seu povo, que está sofrendo tanto neste processo da pandemia em todo Brasil”, frisa Padre Paulo.

Programação

10/03 – 18h30, 1º Dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai na obediência ( com bênçãos aos objetos), na Santa Missa;

11/03 – 18h30, 2° dia da novena em honra a São Jose, com o tema: São José, Pai depositário do mistério de Deus ( com bênçãos aos esposos);  na Santa Missa;

12/03 –18h30, 3° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai guardião universal da Igreja ( com bênçãos aos filhos); na Santa Missa;

13/03 – 18h30, 4° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai na ternura ( com bênçãos aos jovens), na Santa Missa;

14/03 – 18h30, 5° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai no acolhimento ( com bênçãos aos idosos), na Santa Missa;

15/03 – 18h30, 6° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, o trabalho expressão do amor,  ( com bênçãos aos trabalhadores em geral e desempregados), na Santa  Missa;

16/03 – 18h30, 7° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai com coragem criativa ( com bênçãos aos enfermos), na Santa Missa;

17/03 – 18h30, 8° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai amado,  ( com bênçãos aos colaboradores dos Festejos de São José), na Santa Missa;

18/03 – 18h30, 9° dia da novena em honra a São José, com o tema: São José, Pai justo e fiel ( com bênçãos aos agentes de pastorais, movimentos e serviços da Paróquia), na Santa Missa;

19/03 – São José, patrono da igreja, padroeiro das famílias e de Palmas -18h, Santa Missa solene de encerramento dos festejos presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães (com a benção dos pães).

Ano de São José

O Ano de São José, que é um convite para que conheçamos mais o pai adotivo de Jesus, teve inicio oficialmente no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá na mesma solenidade, em 2021.

O Santo Padre indicou que o desejo é destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a Igreja hoje precisa dos pais”.

Além disso, durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para lucrar a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

As indulgências podem ser lucradas este ano por meio de várias orações e ações diferentes, recitar o Santo Terço, rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, abrir-se à vontade de Deus e meditar ou participar de um retiro espiritual. (Com informações da CNBB).

Lúcia Brito/Pascom