Fieis lotam auditório da Católica em curso missionário

Cerca de 200 fieis leigos das diversas paróquias, movimentos, grupos e associações da arquidiocese de Palmas estiveram presentes no curso de Espiritualidade Missionária, ocorrido no dia 06 de setembro, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins.

O curso foi ministrado por padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e padre André Luís Negreiros, secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária.

Padre Camilo, que trabalhou três anos em Moçambique, na África, relatou que estar entre os mais pobres foi, para ele, uma verdadeira escola de vida, e procurou mostrar a importância de se dinamizar o mês missionário (outubro) não só na arquidiocese de Palmas, mas em todo o Brasil. Ele apresentou o novenário produzido pelas POM a ser realizado no mês de outubro, além de DVD e cartaz.

Padre André discorreu sobre a espiritualidade missionária que deve arder no coração de cada fiel. "Não posso ser missionário e ficar plantado, é preciso desinstalar-se. A espiritualidade missionária leva ao encontro das pessoas, principalmente as mais pobres", afirmou o sacerdote.

Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, esteve presente no evento e co-dividiu a responsabilidade missionária com todos os fieis que ali se encontravam. "O padre não é o único responsável pela animação missionária, pois todo batizado tem essa incubência", declarou o prelado.

Este curso também teve como motivação a preparação para o III Congresso Missionário Brasileiro, a ser realizado em Palmas em julho de 2012. Ao final do evento, várias pessoas puderam colaborar com sugestões para animar o mês das missões, e Dom Pedro entregou o certificado de participação a alguns seminaristas. Este certificado será encaminhado a todos os que participaram do curso, via secretaria paroquial.