Formação Arquidiocesana de Catequistas reúne dezenas de participantes

Durante o final de semana, cerca de 260 pessoas participaram da Formação Arquidiocesana de Catequistas com o tema “Catequista, Missionário a serviço da Iniciação à Vida Cristã”. O evento ocorreu na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, Aureny III.

O evento contou com momentos com estudo pessoal, leitura orante e momentos de aprendizagem em grupo. A catequista Rosilene Sudré, da Paróquia Jesus de Nazaré explicou que o encontro é importante e engrandecedor “Além do conhecimento que o palestrante nos traz, existe a troca de experiência entre os catequistas. Cada paróquia conta com a sua realidade, desta forma, podemos aprimorar os nossos projetos catequéticos”.

O palestrante Rodrigo Ladeira, ressaltou que existem alguns elementos que são fundamentais para sintetizar o catecumenato,  ações interativas, originais e intencionais são alguns deles, pois são metas que nos leva a ser mais seres humanos, humanizar a sociedade, e levar à missão, são ações afirmativas.

Segundo o Arcebispo Metropolitano Dom Pedro, todos os membros da igreja são catequistas, desde aos pais até os Padres e Bispos. É importante pensar como se forma uma pessoa, pois a catequese é a formação e iniciação do ser dentro da igreja “A porta de entrada e de continuação no Cristianismo é a catequese. O catequista bem formado pode passar uma boa experiência sobre Deus aos catequizandos. Entre as pessoas que são referências para as crianças, o catequista é aquele que faz a ponte, então é importante que ele esteja preparado”, ressaltou.

Para finalizar, Dom Pedro lembrou que existem quatro pilares que sustentam a catequese: A Palavra, o Pão, a caridade e a missão. O evento teve encerramento com missa celebrada por Dom Pedro.