Formação Arquidiocesana para Catequistas contou com participação expressiva das comunidades em Palmas

Com o tema “Paróquia: Casa de iniciação Cristã e Dimensão Celebrativa da Catequese” a formação arquidiocesana para Catequistas foi ministrada pela Coordenadora do Projeto de Catequese Paulinas, Abadias Pereira no último final de semana em Palmas. Este ano a inovação foi a participação da Pastoral da Liturgia e do Batismo, e mais de 200 pessoas participaram do evento.

Durante os momentos de reflexão Abadias realizou dinâmicas para explicar sobre Igreja x Discípulos, textos de apoio, leitura orante, entre outros. “O caminho para introduzir as pessoas na vida cristã é longo. A Igreja é o lugar de comunhão das pessoas com o Sagrado. Viver em comum unidade (comunidade). Que tenhamos essa vida em comunidade como uma casa, para realizarmos a adesão pessoal a Jesus Cristo. Eu quero viver como Jesus. Transformar a paróquia, como um lar onde todos vivam e convivam como irmãos”, elucidou.

Uma das organizadoras da formação, Gláucia Gonçalves, da Paróquia Mãe Rainha, contou que a formação foi uma oportunidade de crescimento tanto para a comissão organizadora quanto para os Catequistas. “Tivemos um encontro pessoal com Deus, meu desejo é que possamos manifestar esse encontro para nossos Catequizandos. Foi um sucesso nossa formação”, comemorou.

A formação teve encerramento com a celebração da Santa Missa, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Pedro Brito Guimarães, que ressaltou a importância de todo o aprendizado para a Catequese. “Jesus fez para nós uma verdadeira catequese. Explicou, reatualizou, trouxe questões básicas, fundamentais da sociedade de sua época e colocou em nossas mãos para desenvolvermos na sociedade da nossa época”, explicou.

Além disso, Dom Pedro lembrou sobre a reinterpretação da Lei de Deus. “Aquilo que Jesus fez com a Lei de Deus, nós Igreja Católica Apostólica Romana da Arquidiocese de Palmas, pela catequese, temos que atualizar os sistemas para os tempos atuais. Feliz o catequista que sem pecado em seu caminho na lei do senhor Deus vai progredindo,” finalizou.