FORMAÇÃO MISSIONÁRIA REÚNE CENTENAS DE PAROQUIANOS DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS DURANTE O FINAL DE SEMANA

O auditório do Colégio São Francisco de Assis ficou lotado na última sexta, 15, para a Formação Missionária promovida pela Arquidiocese de Palmas. O evento foi uma preparação para a vivência do Ano Missionário, e se estendeu até o dia 17, onde o público pôde presenciar também, o lançamento do PAE – Plano Arquidiocesano de Evangelização.

Outro momento importante da programação, foi a abertura da Exposição da Vida e Missão da Arquidiocese com informações que retratam seu percurso até aqui. A Exposição será itinerante e percorrerá locais públicos e as paróquias que compõe a Arquidiocese.

Ao decorrer da Formação, foi discutido e apresentado propostas para a criação do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) em cada Paróquia, onde Dom Pedro e Dom Esmeraldo, presidente da Comissão de Ação Missionária da CNBB, orientaram os participantes a organizarem equipes, para melhor planejar a realização da Semana Missionária em sua Paróquia.

A exposição têm grande importância para a Igreja, de tal modo que os visitantes possam conhecer a história das Paróquias, a celebração da primeira missa de Palmas, entre outros. Além disso, o Curador da exposição, Renato Moura, conta que os leigos poderão compreender sobre os serviços sociais, as ONGs que trabalham com a Igreja, sobre as irmãs religiosas e diversas outras informações, “esse é o momento de conhecer as coisas importantes”, relatou.

Para a Irmã Maria Leonice Neves, da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, é necessário que todos estejam em comunhão com a Igreja. “Renovar cada vez mais o ardor missionário nos faz ver a igreja viva, presente na comunidade. Nossa vida como irmãs missionárias tem uma razão maior: o segmento de Jesus e estar disponível para anunciar a palavra, viver a vida para testemunhar Jesus”, contou a irmã.

Todas as ações ocorrem em comunhão com o Decreto de Dom Pedro, Arcebispo Metropolitano de Palmas, o qual traça ações e resultados nas tarefas de evangelização, como uma igreja em saída.
“Com muito trabalho, amor, com gratidão e alegria concluímos a segunda missão Missionária deste ano com êxito, para que possam transmitir para o ambiente Paroquial e realizar uma boa Semana Missionária”, assegurou o arcebispo de Palmas.
O encontro encerrou com a santa Missa presidida por dom Pedro e seguida da entrega de artigos para realização da Semana Missionária em cada Paróquia.

Semana Missionária

A Paróquia Jesus de Nazaré (Região Norte) é a primeira a iniciar a Semana Missionária da Arquidiocese de Palmas, neste domingo, 17, com a santa Missa. Na segunda-feira, 18, a Paróquia começa a visitar as residências da região, porém nesta etapa, não fará a exposição da vida e missão da Arquidiocese.

O encerramento da Semana Missionária da Paróquia será no dia 24, às 18hs na Comunidade São Pedro, onde acontece o momento de acolhida as pessoas que foram visitadas, e encerrando com um grande momento de partilha, com cestas básicas e lanche.