Formação para novos assessores da Infância e Adolescência Missionária

Cerca de 35 pessoas participaram nesta sexta-feira(1) e sábado(2) da Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária. O evento ocorreu no Colégio Marista e reuniu adultos e crianças que desejam fazer parte do IAM, obra que faz parte Pontifícias Obras Missionárias.

As formações são voltadas para apresentar a missão, o papel de cada assessor, como funciona, organização e a beleza da vida missionária quando iniciada ainda na infância. No sábado pela manhã, a formação ficou por conta de Irmã Jussara, Coordenadora Regional da IAM. Ela explicou sobre a missão da IAM, partindo do princípio sobre o que é missão e o chamado missionário desde o batismo.

“Desde que nascemos, já foi feitos para a missão. Mas precisamos saber o que faz pulsar mais forte o coração e assim concretizar a missão para qual fomos criados. É o impulso missionário que vai além do que cumprir os preceitos cristãos como ir à missa todos os domingos.”, explicou a Irmã.

Segundo ela, o impulso missionário deve ser suscitado desde a infância. Como exemplo, incentivar a partilha, a doação de objetos. Não apenas algo mecânico, por obediência, mas formar a criança dentro do espírito missionário. Quando isso ocorre, até a vida de oração infantil muda para melhor.

E é justamente o que a IAM ajuda a fortalecer. O objetivo principal da IAM é suscitar nas crianças e adolescentes o impulso missionário universal, o ardor pela evangelização para alcançar outras crianças, adolescentes e famílias. Em especial, desenvolver protagonismo e solidariedade no coração de cada criança.

Atualmente, o movimento está presente em três paróquias na Arquidiocese de Palmas, envolvendo diversas crianças e adultos na evangelização. Sob a atual coordenação Arquidiocesana de Maysa Ivo, a Infância e Adolescência Missionária convida novos integrantes para participar da missão nas paróquias e abrir novos grupos nas demais paróquias que ainda não tem. O evento também contou com a ajuda da Pastoral Familiar – setor dos casos especiais grupo Bom Pastor.

Posts Relacionados