Arquidiocese de Palmas

Fórum Arquidiocesano Permanente de Debate de Educação deverá ser criado nos próximos dias

Durante o Fórum de Educação realizado pela Arquidiocese de Palmas nesta quarta, 06, representantes da educação pública e privada de Palmas, de organismos religiosos, e do Sintet puderam discutir sobre a realidade vivenciada em seus meios de trabalho, após explanação sobre a Campanha da Fraternidade 2022 que traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26).

O evento foi organizado pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Palmas e resultou na sinalização positiva para a criação de um Fórum Arquidiocesano Permanente de Debate de Educação, o qual poderá atuar nas 11 cidades que a compõe. Conforme a Pastoral, o fórum será uma ferramenta para desenvolver ações sociais na Arquidiocese proporcionando e viabilizando inovações na Educação e Cultura em todos os seus níveis.

Segundo o professor Geraldo Lima, da Pastoral da Educação, os Comitês temáticos podem ser cadastramento, conexões de saberes e suas reflexões, família como instituição formadora de valores, empreendedorismo educacional, e reflexões sobre educação básica e ensino religioso. Na oportunidade, a coordenadora da Pastoral, Esmera, convidou os presentes a comporem a equipe. Já o orientador espiritual da Pastoral, padre Eduardo Gonçalves, ressaltou a necessidade de se vivenciar a Educação de forma transversal, enfrentando as misérias e agindo com misericórdia.

Para Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas, a educação é fundamental, é básica e está para além dos muros das escolas. “As escolas são canalizadoras de educação, existem para isto, mas não se faz educação somente nas escolas se faz em outras instâncias, se faz na igreja, a igreja é uma grande educadora, tudo que ela faz é na linha da educação, se faz na família, se faz na sociedade. A sociedade está inquieta e insatisfeita com o ramo da educação por isso que tem que debater, se encontrar, conversar e esses Fóruns são espaços para isso”.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Programa Hora da Ave Maria

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
X