Arquidiocese de Palmas

Hoje a Igreja celebra São Mateus Evangelista

REDAÇÃO CENTRAL, 21 Set. 15 / 06:00 am (ACI).- A Igreja recorda nesta segunda-feira, 21 de setembro, a figura de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que viveu no Cafarnaum, junto ao lago da Galileia. Ele foi eleito por Jesus para ser um dos Doze que o acompanharam durante sua vidapública. Em uma data como esta, o Papa Francisco descobriu seu chamado sacerdotal.

O Evangelista foi um publicano que cobrava os impostos para os romanos. Ao encontra-lo realizando esta função, Jesus passou e o chamou. Ele, então, sem questionar seguiu o chamado de Deus.

Ao subir o Senhor aos céus, Mateus pregou durante anos na Judeia e em países próximos.

São Mateus é considerado patrono dos banqueiros e é representado por um livro. São Jerônimo fixou a figura de um homem alado como símbolo de seu Evangelho.

Em uma data como esta, 21 de setembro, no ano de 1953, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco,  tinha 17 anos de idade e experimentou, depois da confissão, o chamada à vida religiosa na Companhia do Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola. Seu escudo pontifício, inclusive, leva o lema “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” como se descreve o encontro de Jesus com o Apóstolo Mateus.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X