Arquidiocese de Palmas

Hoje é celebrado São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis

REDAÇÃO CENTRAL, 28 Out. 15 / 07:00 am (ACI).- “Rogamos-te patrono, a tua intercessão nas dores, no abandono, nas penas, na aflição”. Estas palavras são do hino de São Judas Tadeu, cuja memória litúrgica é celebrada neste 28 de outubro pela Igreja. Além de ressoar durante as Missas, este verso é repetido por vários fiéis que recorrem ao santo padroeiro das causas impossíveis, o qual possui muita devoção e é um dos mais populares no Brasil.

Sinal deste grande número de devotos de São Judas pode ser observado em importantes Arquidioceses do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, que possuem santuários dedicados ao santo. Nestes locais, hoje haverá festa, com Missas durante todo o dia.

Na capital paulista, o bairro Jabaquara é onde está localizado o Santuário dedicado ao santo. Lá, acontecem Missas de hora em hora desde às 5h até às 17h. À noite, haverá procissão às 18h30 e Missa campal solene, às 20h, presidida pelo Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Em Belo Horizonte, o Santuário do Bairro da Graça deu início às comemorações à meia noite, com Missa presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira. Em seguida, às 2h, teve início a vigília, e desde às 4h até às 22h, são celebradas Missas a cada duas horas. Além disso, durante todo o dia os fiéis fazem Adoração ao Santíssimo Sacramento.

No Rio de Janeiro, o Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu fica localizado no bairro Cosme Velho e hoje são celebradas Missas de hora em hora, das 6h às 10h e de 12h às 20h.  Na Cidade Maravilhosa a devoção ao santo tem um fator extra – que também já se espalhou pelo Brasil –, pois São Judas é considerado o padroeiro do Flamengo, um dos times do futebol carioca com mais torcedores no país.

 

Segundo relato do site oficial do Flamengo, a devoção ao santo das causas impossíveis começou na década de 1950, quando o time estava há muitos anos sem ganhar uma competição. O santo foi apontado como responsável pelo tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da Igreja de São Judas Tadeu, do Cosme Velho, ir até a Gávea,  local da sede do clube e rezar uma Missa, pedir fé dos jogadores e aconselhar que fossem até a Igreja e acendessem uma vela ao santo. Nos três anos, o padre disse que o time levaria o troféu e o fato se concretizou.

“Em troca da ‘profecia concretizada’ do pároco, São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, ganhou a devoção da Nação Rubro-Negra e virou um dos santos mais populares do Rio de Janeiro”, afirma o site.

Apóstolo e mártir

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos e não se trata de Judas Iscariotes. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

É autor de uma epístola que leva o seu nome, na qual ataca os agnósticos e diz que os que têm fé mas não fazem obras boas são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto e ondas só de espumas, e que os que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno.

Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados.

Santa Brígida conta em suas Revelações que Nosso Senhor lhe recomendou que quando desejasse conseguir certos favores os pedisse por meio de São Judas Tadeu.

São Judas Tadeu é representado com uma imagem de Cristo no peito, por causa do seu parentesco com o Senhor, de quem a tradição conta que era muito parecido. Também é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

Neste dia dedicado ao santo mártir, trazemos a oração de São Judas Tadeu para recordá-lo:

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.  Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. (Faça o pedido da graça a ser alcançada…)

São Judas Tadeu, rogai por nós!

Amém!

Etiquetas: São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis, santos e santas, São Simão, Apóstolo, mártir

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X