Inauguração do canal Pré-Jornada traz novidades de interação

O Portal oficial da Jornada Mundial da Juventude dará início ao canal Pré-Jornada. Neste mesmo dia, a JMJ Rio2013, o Programa Nacional Caixa de Ferramenta (PNCF) e as mídias sociais da Arquidiocese do Rio Janeiro lançarão uma parceria de ação catequética. O evento acontecerá em 23 de outubro, no auditório do Edifício João Paulo II (Rua Benjamim Constant, 23, Glória ? RJ). O intuito é apresentar visibilidade ao canal e promover a evangelização da juventude, por meio de plataformas tecnológicas de entretenimento e formação aos jovens.

A proposta do canal Pré-Jornada será oferecer voz às dioceses do Brasil no portal www.rio2013.com, envolvendo-as no plano da Semana Missionária e em tudo o que for de preparação rumo à JMJ. As peregrinações dos Símbolos da Jornada também ganharão destaque.

O diretor executivo do setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, incentiva todos a colaborarem com o canal. ?Novos momentos surgem com a proximidade da Jornada. Quereremos dar visibilidade às iniciativas experimentadas pelo Brasil?, diz. ?Novos frutos espirituais já são uma realidade na Igreja em todo país. Por isso, nós do setor Pré-Jornada estamos sedentos em compartilhar as belas ações vindas até nós?, complementa padre Jefferson.

Uma novidade será a parceria entre a JMJ Rio2013 e o PNCF, através do portal Caixa de Ferramentas. Nesta, estarão a ?Gincanas JMJ? e o ?Formação Jovem? e objetivam promover a interação entre família, Igreja e sociedade, validando o protagonismo juvenil e sua interatividade. Para o próximo ano, surgirão novos projetos: o ?Educador 3.0? e ?Cidadão 3.0?.

O arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta destaca a necessidade de trazer as iniciativas tecnológicas junto à doutrina católica.

“Utilizemos as ferramentas na qual a sociedade moderna nos oferece e, com isso, nos atualizarmos e conhecermo-nos. É louvável a iniciativa de diversos grupos de jovens, pois, na impossibilidade de encontrar-se fisicamente, se propõem à formação, experiências de fé e, através do entretenimento, gerar novas amizades. Desejo, vivamente, que estes grupos se multipliquem?, enfatiza Dom Orani.

A ?Gincana JMJ? focará a participação direta das Paróquias, proporcionando a unidade de objetivos, metas e ações para uma grande mobilização de formação aos cidadãos. Já o ?Formação Jovem? preparará a juventude através do Ensino à Distância (EAD) e atendimentos presenciais, valorizando e descobrindo os novos talentos católicos.

Segundo o consultor do PNCF, Ricardo Chagas, o objetivo do Programa Nacional Caixa de Ferramenta é trazer novas perspectivas aos Jovens. ?É preciso mergulhar no mundo do jovem, para tornar a realidade cada vez mais atrativa e alcançável por ele. Para isso não devemos limitar o uso ou acesso das novas mídias e tecnologias e, sim, conduzir o uso de maneira eficiente, criativa e funcional?, comenta.