Notícias Gerais › 09/04/2019

INICIATIVA DA IGREJA NO BRASIL, APRESENTADA AO PAPA EM NOVEMBRO, JÁ ESTÁ PRONTA PARA OS TESTES NA ÁGUA

Em 5 de novembro de 2018, no Vaticano, foi apresentada ao Papa Francisco a maquete de um barco-hospital que deverá cobrir um percurso de mil quilômetros ao longo do Rio Amazonas, em território paraense, a fim de levar atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas de 12 municípios, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.

O projeto, que emocionou o Papa, foi apresentado a ele por dom Bernardo Bahlmann, bispo do Óbidos, e pelo frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Eles foram “provocados” pelo próprio Francisco, que, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, visitou um hospital administrado pela Fraternidade no Rio de Janeiro e perguntou ao frade se eles já estavam presentes também na Amazônia.

Vatican News

O nome do pontífice, aliás, foi dado oficialmente à iniciativa: agora, o Barco Hospital Papa Francisco está pronto para os testes na água, conforme noticiado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

O propósito do projeto é levar mais saúde às comunidades ribeirinhas, com especial enfoque na prevenção contra o câncer mediante exames e triagens para pesquisas em parceria com as universidades nas patologias de maior incidência na região.

Fonte: Vatican News