Louvado sejas meu Senhor.

Dezenas de pessoas participaram neste último sábado (25), da "hora santa ecológica" realizada pela Arquidiocese de Palmas, como gesto concreto para a Campanha da Fraternidade de 2017, que traz o tema:

Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

E o lema: “Cultivar e Guardar a Criação” (Gn 215),

Durante uma hora os participantes se reuniram no Morro do Chapéu, localizado em Taquaruçu Grande/TO – TO-020, Km 19,  e foram brindados com uma paisagem única que inspirou a todos a refletirem sobre a necessidade de preservar tão bela criação de Deus. Diante de tal beleza iniciou-se momentos de contemplação, cânticos, oração e adoração Eucarística.

O Arcebispo Dom Pedro Brito Guimrães, idealizador deste momento, celebrou tal beleza, com textos sobre a criação, poemas , canções de São Francisco de Assis, dinâmicas e representações; mas principalmente com palavras incentivando  o amor à natureza de forma terna e consciente. Ele chamou  atenção para a necessidade iminente de cuidados com os nossos biomas e defesa da vida, tudo isso já diante  de um céu pintado com um por do sol magnifico.

Mais do que refletir e contemplar é preciso atitude concreta, esperamos que este seja o ponto de partida para que haja menos consumo desnecessário, descarte desnecessário, queimadas absurdas.

Podemos começar com os três "Rs":

REUTILIZAR, RECICLAR E RECUPERAR.

A natureza agradece e com certeza o Criador será louvado diante de sua criação, assim como nos lembra São Francisco de Assis:

"Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,