Artigos › 19/02/2019

Material para comemorar a Semana Nacional da Vida

Com objetivo de colaborar na preparação e na realização da Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro, a Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram a segunda edição do subsídio ?Hora da Vida?. A publicação já pode ser solicitada para todo o Brasil.

Tendo sido elaborado pela primeira vez no ano passado, o subsídio ?Hora da Vida? traz o tema ?Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos? dividido em sete encontros e uma celebração da vida. Os encontros vão desde a acolhida da vida, passando por uma conscientização de comportamentos de risco que ameaçam a vida, até chegar ao cuidado com as pessoas na fase final da vida.

Os encontros são: ?1º-Qual o meu papel??; ?2º-Acolhida à vida nascente?; ?3º-Transmissão da vida: qual a missão do casal??; ?4º-Hábitos e comportamentos de risco?; ?5º-Saúde e equilíbrio do homem?; ?6º-Dignidade e qualidade de vida?; e, por fim, ?7º-O sentido do entardecer da vida?.

Dentro de cada um dos encontros supracitados, inúmeros assuntos serão abordados, todos relacionados à defesa da vida. É possível citar, por exemplo, os sub-itens ?responsabilidade consigo mesmo, com a família e com a sociedade?, ?compromisso com a vida?, ?aborto, gravidez de risco, eugenia?, ?sexualidade e afetividade?, ?pais como participantes da paternidade de Deus?, ?drogas lícitas e ilícitas?, ?promiscuidade?, ?consumismo?, ?eutanásia?, dentre outros.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, padre Rafael Fornasier, o subsídio propõe os sete roteiros de encontros apenas como sugestões. ?Pode-se adaptar o material a cada realidade, bem como acrescentar outros temas afins?, explica.

Vários bispos colaboraram na elaboração do subsídio. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão E. P. para Vida e Família escreve uma mensagem sugerindo a criação de Comissões de Respeito, Promoção e Defesa da Vida nas dioceses e, quando possível, nas paróquias. A apresentação da publicação foi feita pelo bispo auxiliar do Rio e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, dom Antônio Augusto. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira foi o autor da introdução.

Sob a coordenação do padre Rafael Fornasier, vários organismos também colaboraram na produção do ?Hora da Vida?. Colaboraram: a Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da CNBB; o Centro de Bioética da Amazônia (CBAm); a Comissão de Defesa da Vida da Arquidiocese de Belém; a Comunidade de Nazaré (PA).

Assim como o subsídio ?Hora da Família?, o ?Hora da Vida? pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar de todo o Brasil, ou diretamente na SECREN (Secretariado Nacional da Pastoral Familiar) pelo telefone: (61) 34432900; por e-mail: secren@cnpf.org.br

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro

Com o tema ?Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos?, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.