Arquidiocese de Palmas

Artigos › 19/02/2019

Mensagem de Abertura do 3º Congresso Missionário Nacional

Meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs,

Missionários e missionárias de Deus,

Tenho sede!

Hoje é um dia de festa e de glória para Palmas. Durante a preparação para o 3º Congresso Missionária Nacional, convencionamos chamar a cidade de Palmas de “Casa da Missão do Brasil". E de fato a é. Casa é símbolo de família, acolhida, abrigo, aconchego, moradia, hospedagem, hospitalidade e de missão. Palmas está literalmente para a missão do Brasil como uma casa está para a família que nela reside. Com o aconchego, a comodidade e a utilidade de uma casa, Palmas serve à missão da Igreja no Brasil, recebendo e acolhendo os 631 missionários missionárias, provenientes das 275 dioceses do Brasil e de outros paises: Itália, Venezuela e…

Palmas está para a missão da Igreja no Brasil como Moisés rumo à terra prometida; como Abraão em Mambré; como Davi no traslado da arca da aliança; como Maria na anunciação; como Isabel em Ain-Karin; como os pastores na noite de Natal; como João Batista, às margens do Rio Jordão; como Lázaro, Maria e Marta, hospedeiros de Jesus; como Zaqueu, Mateus, Simão e tantos outros que ofereceram refeições a Jesus; como a samaritana, à beira do poço de Jacó; como o Bom Samaritano para com o homem caído, à beira da estrada; como nas subidas ou nas descidas dos montes das bem-aventuranças, do Tabor e das Oliveiras; como nas travessias do Rio Jordão e do mar da Galiléia; como na entrada triunfal em Jerusalém, no domingo de ramos; como Cireneu, Verônica e as mulheres de Jerusalém, na via-sacra; como Maria e João aos pés da cruz; como Maria Madalena na manhã da páscoa; como os apóstolos nas aparições do Ressuscitado; como os discípulos de Emaús, na tarde da ressurreição; como os apóstolos e Maria, no dia de pentecostes…

Palmas, neste Congresso, é realmente a Casa da missão do Brasil. De agora em diante ninguém vai mais chamar Palmas de abandonada, desolada, cidade mais quente e capital evangélica do Brasil, mas de querida, noiva e esposa do Cordeiro redivivo, coração do Brasil missionário, flor do cerrado, capital caçula, que mais cresce no Brasil, escolhida e preferida entre as dioceses do Brasil, casa e pulmão missionários do Brasil.

A Igreja existe em função da missão; caminha com os pés da missão; fala com a língua da missão; pensa com a teologia da missão; age com as mãos da missão; ama com o coração da missão; se alimenta com o pão e o vinho da missão; se posiciona e se direciona com o “GPS” da missão; navega, se conecta e se comunica com a “internet” da missão; e enfim, respira, suspira e transpira com o pulmão da missão.

Como o pulmão, principal órgão do aparelho respiratório, a missão exerce, na Igreja, função semelhante. Assim como acontece com o pulmão no corpo, a Igreja respira e vive com o pulmão da missão. A missão oxigena, filtra, purifica, elastece, dilata e faz circular os bens da salvação para o pleno funcionamento do corpo eclesial.

Como Jerusalém, os seus portões estão abertos e não se fecharão, nem de noite e nem de dia, para acolher bem o Brasil missionário.

Colhendo flores e espinhos: – dos Jardins dos Aurenys à Vila União; da Serra do Monte do Carmo, ao Lago de Palmas; cruzando a Avenida Teotônio Segurado e à Avenida JK, somos a casa da missão do Brasil.

Que nossa missão aqui seja perfumada com as flores dos pequizeiros do Cerrado Tocantinense e bordada com os fios do capim dourado do Jalapão.

Palmas do martírio! Palmas da vitória! Palmas da missão e para a missão!

Palmas, pulmão missionário do Brasil. Esperamos que o sopro de vida do Espírito Santo inspire a Igreja a sair deste Congresso, em Palmas, para o Brasil, sem fronteiras, respirando um novo ar missionário.

Que o ar puro do Divino Espírito Santo, o Espírito da missão, possa encher os nossos pulmões de bondade, alegria, paz e amor na missão. Que este 3º Congresso Missionário Nacional seja o verdadeiro sopro da graça de Deus em nossas vidas. E que a missão seja o pulmão do amor de Deus para os senhores e as senhoras.

Bem-vindos missionários de Deus! Bem-vindas missionárias de Deus! Sintam-se bem na nossa casa e em casa! Na casa da missão da Igreja no Brasil. Amém!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X