MILHARES DE FIÉIS MARCARAM PRESENÇA NA CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI EM PALMAS

A celebração de Corpus Christi, ocorrida nessa quinta-feira, 20, foi marcada pela manifestação de fé de mais de 4 mil fiéis, em frente à Catedral de Palmas, na Praça dos Girassóis. A missa para celebrar a Eucaristia, representação do corpo de Cristo foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Pedro Brito Guimarães.

Conforme o arcebispo, a instituição da Eucaristia é celebrada na quinta-feira Santa, última ceia de Jesus, porém, no dia de Corpus Christi, é realizada a manifestação pública da fé na eucaristia. “É o único dia que fazemos uma procissão com o corpo de Cristo. É o único dia em que saímos com Jesus Eucarístico pelas ruas, praças e avenidas das cidades, abençoando a clamando a Deus”, esclareceu.

Após a missa, os padres, membros da liturgia e fiéis iniciaram a procissão passando pelo tapete e finalizando a celebração com a benção eucarística no centro da praça, local onde foi rezada a primeira missa da Capital.

A comemoração de Corpus Christi acontece precisamente 60 dias após a Páscoa, sempre numa quinta-feira, de acordo com a Bíblia, aconteceu a última ceia de Jesus com os apóstolos e ele entrega simbolicamente sua vida à Deus e a humanidade e pede a celebração da sua existência com a eucaristia.

Confecção de tapetes

Durante a manhã, mais de trezentos féis da Arquidiocese de Palmas se reuniram na Praça dos Girassóis desde as 6 horas da manhã, para confecção de 1176 m² do tradicional tapete para celebração ao dia de Corpus Christi, produzidos por 26 Paróquias e Comissões, onde passou a procissão após a missa.
Os tapetes de serragem representam a manifestação cultural de devoção e como forma de lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém.

Foto: Adrielly Amaro